plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

30 de abril de 2024 - 07:38

Solenidade em comemoração aos 150 anos da Retirada da Laguna homenageou personalidades de MS

A comenda Pedro Rufino, instituída pelo legislativo estadual é uma forma de homenagear as personalidades que prestaram relevantes serviços para a história do Estado. Assim como em 2017, a honraria será entregue todos os anos no mês de junho, período em que se comemora os 150 anos da Retirada da Laguna, conforme explica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mocchi.

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, relembrar este fato histórico é reconhecer seu papel na construção da identidade cultural sul-mato-grossense.

No total 17 pessoas foram homenageadas com a comenda Pedro José Rufino, coronel que comandou as tropas brasileiras na época, entre elas o governador Reinaldo Azambuja.

Em dezembro de 1864, tropas paraguaias invadiram as regiões sudoeste, oeste e norte do atual Mato Grosso do Sul, e na época o Brasil se uniu à Argentina e ao Uruguai, formando a Tríplice Aliança. O objetivo era derrubar o presidente paraguaio Solano Lopes, para manter livre a navegação na Bacia do Prata. O Exército Brasileiro movimentou mais de três mil homens para a cidade paraguaia de Laguna durante a Guerra do Paraguai. Mas, ao final do confronto conhecido como Retirada da Laguna, apenas 700 sobreviveram e conseguiram chegar à região de Coxim.

Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *