25 de abril de 2024 - 04:18

Comitê vai integrar dez instituições de MS no combate aos incêndios florestais

No intuito de prevenir incêndios florestais, principalmente na região do Pantanal sul-mato-grossense, que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) reativou um comitê integrado por dez instituições.  Entre elas a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Organizações Não Governamentais Ambientalistas, Ibama, Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT), Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul), Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Reflore e de Instituições de Pesquisa, Ensino e Extensão.

A primeira reunião do grupo de trabalho já foi realizada esta semana, conforme explica o secretário Jaime Verruck.

Ainda segundo Jaime Verruck, com a chegada do inverno, a baixa umidade do ar torna o ambiente propício aos incêndios. Como forma de prevenção, a Semagro pretende editar uma resolução proibindo qualquer tipo de queimada nos próximos meses, mesmo que sejam controladas.

A reativação do comitê e a retomada de ações de prevenção às queimadas antecipa a realização do maior evento mundial do gênero e que será sediado em Campo Grande: o Wildfire 2019. A Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais visa à preservação e uso sustentável do meio ambiente mundial.

Este será um dos temas da próxima reunião do comitê, marcada para dia 31 de julho. Ainda na pauta estão: estratégias para prevenção e combate para o período de estiagem 2017, reativação de comitês municipais, implantação de estações meteorológicas no Pantanal, procedimentos para queima controlada no Pantanal, entre outros assuntos.

Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)