plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas de emprego

Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A ferramenta substituirá o aplicativo Sine Fácil, extinto.

Em Mato Grosso do Sul, as agências públicas de emprego do Sine são gerenciadas pelas Fundações: Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) e Funsat( Fundação Social do Trabalho), sendo a Funtrab do governo do Estado com 35 agências públicas de emprego, a sede em Campo Grande e as outras 34 agências no interior do Estado, já a Funsat está somente na Capital.

Com o avanço da tecnologia, se faz necessário a evolução dos serviços públicos, as ferramentas digitais são necessárias para otimizar tempo, custo e outros. O trabalhador que está em situação de desemprego precisa desse apoio, a Carteira de Trabalho é um documento essencial, pois registra toda a trajetória do trabalhador, e agora com mais essa ferramenta ficou ainda melhor.

Para ter acesso ao serviço, o trabalhador terá que baixar o aplicativo no celular, ou utilizar no computador e afins, quem já tem o App é necessário atualizar as informações pessoais e os objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Os dados podem ser informados ao entrar no ícone “maleta”, na barra inferior da tela, ou na aba “emprego”, no menu de opções.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a consulta permite que os serviços da pasta sejam centralizados em um único aplicativo, o que agiliza a comunicação entre empregadores e empregados. O trabalhador receberá a notificação toda vez que surgir uma oferta de emprego em sua região.

A partir da atualização dos dados, é possível consultar oportunidades de trabalho no item “vagas de emprego”, que verificará se haverá vagas conforme o perfil informado. Caso haja alguma vaga de interesse, basta o trabalhador selecionar e acompanhar os passos seguintes em “processos seletivos”.

A operacionalização por parte do empregador funciona com a disponibilidade das vagas pelas empresas que necessitam do funcionário, para tanto é realizado o cadastro do empregador no Sine, com a descrição de todas as exigências e benefícios das vagas. Após a disponibilização das vagas, o sistema operacional faz o cruzamento dos dados da vaga com o perfil do trabalhador. Se houver compatibilidade, a vaga fica disponível e terá os próximos passos para efetivação.

Serviço mais usado do governo federal, a Carteira de Trabalho Digital registrou mais de 724 milhões de acessos em 2024. Desde a estreia do serviço, 81 milhões de trabalhadores baixaram e entraram no aplicativo, que requer conta no Portal Gov.br.

Além da intermediação de mão de obra, a CTPS Digital oferece os seguintes serviços: contratos de trabalho vigente, vínculos de trabalho anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações de qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e os extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Além do aplicativo, a plataforma pode ser acessada por meio do Portal Emprega Brasil, que também requer login único do Portal Gov.br.

Créditos: AgênciaBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *