Na noite do último dia 21, a Energisa registrou recorde de consumo histórico de energia elétrica no Mato Grosso do Sul, com 1.248 megawatts (MW) utilizados. Nas últimas semanas, a onda de calor gerou sobrecarga e queda de energia elétrica em diversos bairros de Campo Grande.
Para falar sobre o assunto, o programa Rádio Livre, da Rádio E 104.7 FM, recebeu nesta sexta-feira (06) a presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa do Mato Grosso do Sul (Concen/MS), Rosimeire Costa, que ressaltou as principais dicas para evitar o aumento da fatura no fim do mês.
A onda histórica de calor que elevou as temperaturas em todo o Brasil no mês de setembro influenciou diretamente no aumento do consumo de energia das famílias, segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o uso ininterrupto do ventilador por 30 dias pode levar ao aumento de 17% da energia consumida em uma residência. “Uma dica que nós damos é que não adianta sair do ambiente e deixar o ventilador ligado, achando que quando você voltar vai estar mais fresco, porque o ventilador faz o ar que está ali girar, isso é um gasto desnecessário. Saiu do ambiente, já desliga o ventilador”, explica Rosimeire.
A presidente ainda chama atenção para o uso do ar condicionado, o Concen/MS indica que o eletrodoméstico ligado oito horas por dia pode aumentar a fatura de energia elétrica em até R$ 300 por mês. Rosimeire aconselha a população que, ao solicitar a ligação de energia pela primeira vez à Energisa, indique quais são os equipamentos que serão utilizados na residência. “A concessionária pergunta quais são os equipamentos para saber se essa ligação vai ser monofásica ou bifásica, então muitas vezes quando cai o disjuntor na casa do consumidor é porque tem muitos aparelhos ligados e a estrutura da casa não está correta”.
Rosimeire também aponta que a população deve ficar atenta com o uso das geladeiras e optar por armazenar água e gelo em recepientes térmicos. “Toda vez que a gente abre a geladeira entra um ar quente e ela vai puxar mais energia, para que aquela temperatura seja mantida. Nosso estado é o estado do tereré, então muitas famílias têm cooler e térmica, nós orientamos que sempre façam o gelo durante a noite para evitar o abre e fecha”.
Conta de Luz Zero
Mais de 150 mil famílias sul-mato-grossenses têm sido beneficiadas pelo programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, que isenta a conta de consumidores que utilizam até 220 kWh por mês, uma iniciativa do Governo do Estado. Com a onda de calor e o aumento no uso dos eletrodomésticos, Rosimeire salienta a preocupação com os consumidores que fazem uso do benefício. “Se você é beneficiário do Conta de Luz Zero, se você consumir 221 kWh, você perde direito ao benefício naquele mês. O consumo é até 220 kWh, se você ultrapassar 1 kWh você perde o benefício”.
“A gente alerta a população de baixa renda, não coloque sua vida e sua integridade física em risco, nós já temos vários exemplos de pessoas que tentaram fazer a ligação direta e morreram por conta de choque elétrico”, completa.
O programa Rádio Livre vai ao ar pela Rádio E 104.7 FM de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h com a apresentação e produção das jornalistas Vivianne Nunes e Eva Regina.