O público alvo da vacina Meningocócica ACWY foi ampliado, de forma temporária, até 31 de julho, pela Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo é aumentar a proteção da população e a disponibilidade da vacina.
Com a ampliação do grupo, podem se vacinar:
· Adolescentes de 11 a 18 anos de idade, não vacinados ou com cinco anos ou mais da última dose da vacina;
· Profissionais de saúde não vacinados com a vacina Meningo ACWY;
· Dose de reforço para adolescentes ou adultos que vivem com HIV/Aids, com cinco anos ou mais da última dose recebida de vacina meningocócica conjugada (MenC ou menACWY), seguindo recomendações do CRIE (Centro de Referência de Imunibiológicos Especiais).
Permanece a recomendação do Calendário Nacional de Vacinação para a administração de uma dose da vacina Meningocócica ACWY em adolescentes de 11 a 14 anos de idade.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, é fundamental que os municípios promovam campanhas de conscientização e ampliem o acesso à vacinação contra a meningocócica ACWY e meningocócica C, garantindo que todas as faixas etárias e grupos de risco tenham a oportunidade de se proteger contra essa doença potencialmente fatal. Dessa forma, o Estado avança na prevenção e controle das meningites, preservando vidas e promovendo a saúde da população.
Confira os detalhes na reportagem de Nádia Nicolau para o Jornal da Educativa: