Incêndios são responsáveis por aproximadamente um quarto da perda de florestas no mundo. No Brasil, o impacto expresso pela intensidade, frequência histórica e sazonalidade do fogo na vegetação nativa ainda é pouco conhecido. Embora o Cerrado esteja adaptado ao fogo, incêndios causados por atividades humanas ou queimadas em períodos indevidos podem prejudicar a reprodução sexuada de algumas espécies ou perda da viabilidade de sementes.
O Projeto Noleedi pesquisa os efeitos do fogo no Cerrado e Pantanal. O projeto é executado na Terra Indígena Kadiwéu, que possui cerca de 540 mil hectares localizados no norte do município de Porto Murtinho, sudoeste de Mato Grosso do Sul. É uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),
No Paranoma MS de hoje (25) estarão presentes nos estúdios da TVE Cultura os entrevistados: o coordenador do Projeto, Danilo Bandini Ribeiro e o analista ambiental do Prevfogo/Ibama, Alexandre de Matos.
Participe do Panorama MS e ajude ao programa com suas dúvidas. Mande suas perguntas para os entrevistados. Suas críticas ou sugestões de pauta, também podem ser encaminhadas pelo nosso Whatsapp: (67) 99106-0300.
Sobre o Panorama MS
- Apresentação: Gisllane Leite e Carlos Filho
- Produção: Yara Martins, Elza Recalde e Heloisa Mandetta (diretora de redação do jornalismo da TVE Cultura);
- Edição e Direção: Nadjanara Morbeck;
- Horários: de segunda a sexta-feira, 11h30, na TVE Cultura
- 24 horas pelo Portal da Educativa ou no Facebook.