29 de março de 2024 - 11:27

ZeDu e Thauanne Castro são as atrações do Show da Terra neste domingo

Show da Terra traz neste domingo duas apresentações singulares – o ecletismo do produtor cultural, compositor e cantor popular ZeDu, e o regionalismo de Thauanne Castro, jovem cantora e compositora em tributo ao sertanejo de raiz.

ZeDu e o comunicador Zé Trovão

Campo Grande (MS) – Neste domingo (15/11)  o programa Show da Terra, apresentado pelo comunicador Zé Trovão na TVE Cultura, traz a performance do cantor, compositor e produtor cultural ZeDu, um dos músicos que contribuem para a genética cultural de Mato Grosso do Sul,  cuja produção enaltece e mostra o encanto e a suavidade das coisas simples do cotidiano. No segundo bloco do programa, que começa às 11h, Show da Terra destaca a premiada Thauanne Castro, jovem talentosa e muito firme em sua carreira, realçando em suas composições o estilo regional e fidelidade à música sertaneja de raiz. Thauanne se apresenta ao lado de Vinícius Pereira.

ZeDu  nasceu em São Caetano do Sul, no ABC paulista, e sua trajetória musical iniciou ao participar de um festival de música quando tinha 14 anos. Desde então nunca mais parou. Teve grande vivência em Santos (SP), onde cursou Engenharia Civil. No ano 1985 mudou-se para Campo Grande. Em 1986, ZeDu integrou o elenco do Projeto Pixinguinha e gravou seu primeiro trabalho em estúdio “Só de Surpresa”. Eclético e aberto a experimentações, ZeDu tem na força da sua interpretação o diferencial de seu trabalho, presente em grandes projetos culturais do Estado. Foi Gerente de programação da TVE Cultura e dirigiu o programa musical Som do Mato, de 1997 a 1999. Como produtor cultural assinou, entre tantos trabalhos, a criação e execução de trilhas para teatro e publicidade.

ZeDu coleciona também em sua trajetória obras em que gravou e integrou CDs coletivos como “Mato Grosso do Som” e “100 Anos de Campo Grande”. Em 2001 ZeDu grava o CD “Dia e Noite, Noite e Dia” inteiramente autoral. Em 2006, foi um dos destaques de uma edição especial do programa Viola Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso. Em 2007, compôs e apresentou no programa a música “Valsinha para Inezita”, em homenagem à rainha da música caipira. Em 2008 grava o CD ao vivo “Pantanal Brasil – A Música do Brasil Central” durante a temporada do Show homônimo, com direito à interpretação de clássicos como Galopera e Mercedita. Esteve à frente do programa Alma Garani, uma revista cultural televisiva com inserções em diversos canais de TV entre eles, a Rede Sesc, Senac e TV Aparecida, AgroCanal (SBA). ZeDu também compôs o tema do programa “Alma Guarani” e “Manoel Menino de Barros”. Suas composições mais famosas são “Carta a José Antônio Pereira”, “Alma Guarani” e “Fases e Luas”, esta última com videoclipe na TV Morena. Atualmente comanda o programa Nossa Música é Assim, que vai ao ar aos sábados, às 11h, na Educativa FM 104,7.

Thauanne, Vinicius e a diretora artística do Show da Terra, Sandra Freitas (centro)

No segundo bloco do programa o destaque é para a cantora e compositora Thauanne Castro, que começou a cantar e tocar aos 7 anos de idade. Fez apenas três meses de aula de violão e depois seguiu estudando como autodidata. É costume familiar em sua residência sempre ter roda de viola, então cresceu ouvindo a música sertaneja raiz e foi tomando gosto pela música.

Já participou de vários programas televisivos sendo que o primeiro foi o Rancho Caboclo do apresentador Brejinho. Posteriormente participou de programas na TV Morena, Record, Imaculada e SBT. Em 2016 venceu o 2° Festival De Música Escolar Morena com “Terra Encantada e Canto dos Passarinhos”. Atualmente em trabalho solo ou em dupla com veteranos, com Castelo e Gregório, está  fazendo o que mais gosta,  levando a boa música e alegria para todos os recantos de Mato Grosso do Sul.

Contatos:

ZeDu: (67) 99696-7709 nma.zedu@gmail.com  www.zedu.com.br

Thauanne Castro: (67) 99261-4055 ou 99833-0222

Transmissão:
TVE Cultura – Canal 4.1 TV Aberta – Campo Grande;
TVE Cultura Canal 13.1 TV Aberta – Dourados;
TVE Cultura Canal 45.1 TV Aberta – Chapadão do Sul;
TVE Cultura Canal 15 – NET;

Assista – O programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão e direção artística de Sandra Freitas, vai ao ar aos domingos às 11h e reprise às quartas-feiras às 16h e sábado às 10h30 na TVE Cultura MS.

(Com informações da Produção do Show da Terra)