Zé Pretim, o “bluesman caipira”, é o destaque do Show da Terra deste domingo

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – O programa Show da Terra, apresentado pelo comunicador Zé Trovão na TVE Cultura MS, apresenta neste domingo, 1º de dezembro, a performance do bluesman regional Zé Pretim. A presença no do artista no Show da Terra tem todo sentido, segundo a produção do programa, pois Zé Pretim começou a carreira tocando música caipira. E a inspiração na música sertaneja despertou nele outros estilos, especialmente o blue.

Nascido José Geraldo Rodrigues em Inhapim, interior de Minas Gerais, em 16 de maio de 1954, Zé Pretim aprendeu a tocar violão logo cedo, observando os mais velhos. Autodidata, logo tomou gosto pelo instrumento começando a praticar os mais variados estilos. Para convencer os pais de que tinha futuro na música, Zé começou a se apresentar tocando sertanejo raiz, mantendo sua influência caipira. Depois de se mudar para Campo Grande em 1973 onde procurou uma formação como músico profissional, Zé começou a ficar conhecido no meio musical quando participou das bandas “Zutrik” e “Euphoria” onde se apresentava em festas e nos bares da capital.

Foi nos idos de 1980 que Zé Pretim adotou sua identidade musical assumindo o nome e uma pegada misturando o blues com o caipira de suas origens. A carreira solo trouxe reconhecimento local até que o músico foi destaque no Jô Soares em 2006 como o “bluesman pantaneiro”. Em 2017 Zé Pretim viria a ser destaque nacional uma vez mais ao participar do programa de calouros de Raul Gil com sua versão em blues de “Asa Branca”.

Assista – “Janela sobre um novo olhar de Mato Grosso do Sul”, o Show da Terra, apresentado por Zé Trovão e produzido por Sandra Freitas, traz o melhor da música, artes e culinária, por meio de entrevistas e apresentações culturais e musicais. O programa vai ao ar na TVE Cultura MS às 10h30 de domingo, com reprise às 19h15 de terça-feira. Assista também no Portal da Educativa.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *