plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 21:12

Xaymaca Reggae: você sabia que o melhor café do mundo é da Jamaica?

Programa da Educativa 104.7 FM leva você às Montanhas Azuis jamaicanas, lar do Blue Mountain

Por Rasdair da Mata

Ilha do reggae e dos homens e mulheres mais rápidos do mundo, de onde saíram nomes como Bob Marley e Usain Bolt, entre outros, a Jamaica também é dona de outra fama, esta nem tão difundida. É da ilha caribenha que sai o Blue Mountain, café considerado o melhor do planeta e que leva o nome da montanha onde sua cultura é realizada.

Os enevoados caminhos da Blue Mountain, na parte oriental do país, já mereceram um documentário para contar a história do café mais procurado do mundo (confira o material, em inglês, aos pés da reportagem) e também um dos mais caros, cultivado na montanha que é a mais alta do país –com 2,2 mil metros de altura.

Aliás, esta é uma curiosidade: apenas cafés cultivados entre 915 e 1.676 metros de altura podem ser classificados como Jamaica Blue Mountain Coffee. Abaixo dessa altura, ele é nomeado Jamaica High Mountain Coffee.

O Blue Mountain, conhecido também como “café caviar” é plantado ali desde 1728, data em que o cultivo foi introduzido na ilha, aproveitando-se do fato de as plantações serem encharcadas por constantes ventos úmidos e amenos, longe do calor e secura das terras baixas, que combinaram muito bem com o grão do tipo arábico. A combinação do clima dos picos mais altos do Caribe, do solo rico em minerais e da drenagem inigualável resultaram em uma bebida única.

O título de “o melhor café do mundo” pode ser controverso para alguns, já que há produtos muitos bons ao redor do mundo e com grifes reconhecidas –caso do colombiano ou mesmo o grão brasileiro. Contudo, se há um sobre o qual todos os especialistas e amantes da bebida concordam na hora de prestar uma homenagem eterna é o Blue Mountain da Jamaica.

Tour

Conhecer a Craighton Coffee Estate é quase um tour obrigatório na Jamaica. A fazenda localizada na majestosa Blue Mountain é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O passeio inclui uma deliciosa degustação na varanda da casa grande e experiências inesquecíveis em uma região montanhosa belíssima.

Pra chegar lá é recomendado contratar um guia turístico em Kingston, a capital jamaicana. A estrada é bastante sinuosa até o topo da montanha e passa por áreas “estranhas”, mas na qual alguns mirantes oferecem vistas maravilhosas para a cidade.

Chegando lá, inicie o tour entre as plantações de café conhecendo as espécies plantadas na região. Durante o caminho, você aprende todo o processo de colheita (totalmente manual), secagem, descaroçamento e de moagem, uma experiência extremamente enriquecedora. As trilhas vão te levar a um mirante com vista panorâmica de toda a Blue Mountain e das fazendas locais.

Na volta, é possível aproveitar a brisa gostosa na varanda da casa grande e continuar o aprendizado com uma deliciosa degustação de cafés de diferentes torras e tipos. Vale citar que o Blue Mountain Coffee é mundialmente conhecido por seu paladar marcante e aroma suave. Procure provar desde o mais fraco até o mais forte: todos são inesquecíveis.

O casarão da fazenda é uma atração à parte, representando uma verdadeira volta no tempo. Os ambientes clássicos mostram como tudo funcionava séculos atrás e guardam lindos móveis de época, além de vistas incríveis das janelas. Caminhe tranquilamente enquanto o rangido das tábuas velhas do piso te fazem voltar ao tempo.

O café

É possível comprar o Blue Mountain Coffee na fazenda, em grão ou pó. Em outros lugares você vai pagar muito mais caro pelos deliciosos grãos. Trata-se de um café fino, aromático e de pouca acidez, sabor frutado, corpo achocolato e nuances indescritíveis, que caiu no gosto principalmente dos japoneses –para o país são destinados 75% de toda a produção.

Ao visitar a Jamaica, além das vibes do Reggae, você pode também participar de um passeio sem precedentes sobre cafés, fazendo-o se apaixonar ainda mais pela Ilha de Jah. Confira abaixo o documentário e não se esqueça: o melhor do reggae você acompanha todos os domingos, das 22h às 0h, no Xaymaca Reggae, apresentado por Rasdair da Mata na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

 

Fonte: https://www.homegrounds.co/blue-mountain-coffee/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *