plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 04:52

Xaymaca Reggae traz neste domingo o puro Roots Reggae no novo álbum de Ti Rat & Rouge Reggae    

Rouge Reggae é um dos grupos de Reggae mais antigos de Guadalupe, no sul do mar do Caribe, em que a filosofia do Rastafarianismo é onipresente em suas composições. Sintonize! Xaymaca Reggae vai ao ar domingo, às 22h, na Educativa FM 104.7

Ti Rat & Rouge Reggaes acaba de lançar o seu mais novo álbum intitulado “Ici C’est La Réunion” (Aqui Está a Reunião). Liderado por seu cantor Ti Rat, o grupo defende em palco os títulos da causa dos descendentes de africanos e toda cultura dos povos pretos, uma obra 100% do Roots Reggae, mixada por Manjul.

Oriunda de Sainte-Anne, Guadalupe, território ultramarino francês, no sul do mar do Caribe, Rouge Reggae é uma família que entra em cena. O pai, Ti Rat – Alain Lebeau – cantor compositor guitarrista, Os filhos, Lunaïc – Wilfried Lebeau – baterista coral, Yoann Lebeau – teclados trombonistas coristas. E os fiéis, Adel – Arnaud Delgoulet – guitarrista saxofonista corista e Olivier Cordonin – guitarrista baixista

Rouge Reggae é um dos grupos de Reggae mais antigos de Ste Anne, Guadalupe, território ultramarino francês, que é um grupo de ilhas no sul do mar do Caribe. Com formato parecido com uma borboleta, suas duas maiores ilhas são separadas pelo rio Salée. A montanhosa ilha Grande-Terre tem praias extensas e plantações de cana-de-açúcar.

“Ici c’est La Réunion” é o mais novo projeto do grupo, o 8º álbum. Gravado em família, confirma o rumo que Ti Rat escolheu seguir na sua vida e na sua música, para permanecer uma das vozes da liberdade que ressoa desde a Ilha da Ste Anne até ao grande Oceano Índico e ao resto do mundo. O álbum de 9 faixas originais, construídas em Sainte-Anne em seu estúdio Zone Jaune Records do lado Fraguet, gravadas por Lunaïc e mixadas por seu cúmplice de longa data Manjul, Ti Rat questiona as divisões políticas e sociais de seu tempo, presta homenagem a grandes homens e questiona a relação da espécie humana com a natureza. Todos os ingredientes de um álbum de Rock Reggae com raízes profundas estão unidos: graves profundos.

Para Ti Rat & Rouge Reggae, a música é mais do que uma paixão, é uma arte de viver diária. A filosofia do Rastafarianismo é onipresente, em suas composições, mesmo uma ideologia pela qual o grupo está comprometido há mais de 20 anos.

Dos canaviais do leste da ilha, seu desempenho notável perfurou horizontes. Ti Rat & Rouge Reggae multiplica os palcos internacionais com vibrações universais, alimentadas por encontros, defendendo valores espirituais e reivindicando ligações pan-africanas. 2017 foi também um trampolim para o grupo de Reggae das ilhas Ste Anne, que dá lugar de orgulho para viajar e se abre para a colaboração com artistas estrangeiros.

A melodiosa folha de paz tecida com amor vai, em particular, ao encontro da Índia e da África do Sul para novos intercâmbios. Amantes da bela Reggae Music, fiquem ligados.

Uma palavra de ordem: reclamar. Através do Reggae, Ti Rat quer transmitir e sensibilizar. O seu projeto artístico “Nout Karatèr” é concretizado durante a terceira edição das residências “Património e criação” do Departamento. O sistema permite colaborar com a Biblioteca Departamental da Ilha (BDR) chegar as minorias jovens com dificuldades educacionais.

Ao longo do ano, o cantor acompanha quatro grupos de universitários do Norte da ilha e aos poucos os leva a expressar seus sentimentos. Para ajudá-los, a reminiscência da escravidão e de todo um povo oprimido: “Colocamo-nos na pele de escravos, inseridos numa sociedade que nos considera como tal e tínhamos o que dizer”, diz Ti Rat com convicção.

A abordagem do cantor lança luz sobre o fonker (estado de espírito) dos jovens reunioneses: “Nós, adultos, devemos aprender a ouvir o que nossos filhos dizem. Sempre que tenho oportunidade, trabalho com alunos. Eu tinha exigências tão fortes e pessoais deles que eram desconhecidos dos professores”. O som de cada um deles se manifesta na poesia sobre um fundo de Reggae, tudo em vinil. “O Maronèr do século 21″, “Les Écorchés Vifs”, “Les Revandikère” e “Les Défendèr São títulos reveladores. Ti Rat e os adolescentes se encontraram no dia 15 de dezembro no BDR para a última audição e distribuição do álbum. 

Rastafarianismo e os tormentos do passado:

A fortaleza do cantor continua sendo Saint-Anne. Ti Rat nasceu e foi criado no leste da ilha. Ao terminar os estudos em 1988, juntou-se ao pai, cortador de cana-de-açúcar, e o acompanhou até a fazenda da família. O artista se lançou seis anos depois na música. Ele se familiarizou com o Reggae desde muito jovem: “Aprendi música pela primeira vez na estrada, à beira do caminho. Um amigo do bairro nos ensinou os valores do Reggae. Lembro-me das primeiras vezes que ouvi falar de “JAH RASTAFARI, HAÏLÉ SÉLASSIÉ e MARCUS GARVEY”. Ti Rat afirma ser “Rasta”. E se inspira em diferentes movimentos nos quais se conjugam protecionismo, rastafarianismo e luta pela igualdade de direitos. Explorar a história e a construção identitária dos habitantes das Ilhas de Ste Anne leva-o à produção de textos engajados, alimentados pelos tormentos do passado. O grupo musical Ti Rat & Rouge Reggae nasceu em 1996 e um primeiro álbum foi lançado dois anos depois. Autônomo, o cantor decide montar seu próprio estúdio quando se instala em Bassin Bleu, próximo aos campos onde cresceu. No dia a dia, a associação “Ter Ver” a ajuda em seus esforços artísticos. O último projeto é o desenvolvimento de um local cultural e turístico ao ar livre denominado “Fraguet”, Integrado no seu espaço habitacional. O objetivo: valorizar a beleza do lugar, isolado de frente para o mar, e promover a democratização cultural. Para tal, a instalação de bares, esplanadas e pódios onde os artistas terão oportunidade de se apresentar: “Quero deixar um rasto das minhas convicções e dos meus compromissos”.

Vindo de uma família de músicos, um avô violinista e tocador de banjo, uma avó cantora, uma mãe que toca “Jazz” (no sentido crioulo do termo), ele cresceu enriquecido por essas práticas que animavam casamentos e eventos importantes ao redor Ste-Anne e St-Benoît, no extremo leste da nossa ilha. Aluno de Zélindor, a cultura Maloya faz parte integrante da sua personalidade, sendo na verdade um percussionista e, em particular, um tocador de Roulèr (instrumento de percussão é um grande tambor batido com as mãos, o intérprete senta-se montado nele: isso permite que a tensão e , portanto, o timble sejam modificados usando um de seus pés), inclusive acompanhou dois anos durante o nascente curso de música reunionense no Conservatório Regional (anos 1994-1995 e 1995-1996), com seu professor Eric Sida-Chetty. Há também a Sra. Gaëlle Beauperin, professora de viola que intervirá em um de seus álbuns. Ambos terão a honra de intervir em alguns de seus concertos, em particular no teatro de St-Gilles ou na ravina St-Leu.

As suas escolhas artísticas, num questionamento da identidade e da história, levaram-no a trabalhar no Reggae e a escrever em crioulo, inglês e francês. Após os primeiros 4 títulos Esclavage Moderne publicados em 1999 pela PIROS, tendo adquirido o seu próprio estúdio denominado Zone Jaune Records, autoproduziu a maior parte da sua criação discográfica: “Divine Recommendation” 2000 / “More Unity” 2003 / “Diaspora In All Simplicity” 2006 / “Black Cause” 2010 / 20 anos 2015 / O modo de vida part.1 2017. Seu grupo tem 25 anos e ele trabalha com sua família e alguns devotos.

Com seu grupo Rouge Reggae, Ti Rat se apresentou em vários palcos na Ilha da Reunião e no Oceano Índico (Mayotte, Maurício, Madagascar), bem como na França, África do Sul, “No meio dos canaviais, a poucos metros do mar, Ti Rat faz o seu Reggae enquanto planta a sua mandioca: com o desejo profundo de manter ao máximo a sua independência”. “Meus ancestrais foram explorados”. Eu não perdi o cantor de Sainte-Anne (…) fiel às suas convicções, como um “discípulo do rastafarianismo”. Na música, como na vida.

Além disso, você precisa saber mais sobre o assunto.

Vinda de uma família de cortadores de cana de seu pai e de músicos de sua mãe – filho de uma violinista tocador de banjo e uma cantora que também tocava bumbo – Ti Rat cresceu, rico nessas práticas, no extremo leste de sua ilha. Escritor-compositor-performer, cantor comprometido e autêntico, Ti Rat é o pai de uma verdadeira fundação do Reggae em Sainte-Anne de La Réunion. Ti Rat, fundou o grupo Rouge Reggae com sua esposa Diane e seu irmão do gueto, Jean-Claude Carpaye, também conhecido como JC Man, há mais de 25 anos e toca com sua família. 

Entre o francês, o crioulo e o inglês, o cantor reunionês com a voz sem adornos, carrega em alto e bom som a cultura dos rastas do Oceano Índico. Na África Oriental, este “lutador da ilha” apresenta suas letras em um fundo de Riddims de Rock Reggae resolutamente radicais. Com seus shows generosos e mensagens conscientes, Ti Rat & Rouge Reggae impulsiona um som bom e grande. Na luta contra a discriminação racial, ele nos lembra da abertura necessária ao mundo e à cultura para estar em sintonia com a Terra e com a Humanidade. O coração preto de Rouge Reggae bate em Dub, ao vivo e direto. De título em título, algumas páginas de história das ilhas do Oceano Índico e uma identidade e um testemunho universal nos são entregues. As raízes de Ti Rat estão firmemente ancoradas.

Artista comprometido, Ti Rat se dedica ao Reggae. A música permite-lhe destacar os símbolos de liberdade, paz e igualdade. O álbum está no centro de sua produção artística.

Os álbuns de vinis estarão nas bibliotecas de mídia da ilha.

Fotos Thierry Villendeuil

Ti-Rat em resumo: Joseph Alain Lebeau (Ti Rat)

Detalles Del Producto:
Artist: Ti Rat

Title: Ici C’est La Réunion

Year Of Release: 2021

Label: Ti Rat & Rouge Reggae

Quality: FLAC (tracks) | Mp3 / 320kbps

Total Time: 35:11

Total Size: 235 MB | 80,4 MB

Genre: Reggae, French

Style: Roots, Reggae

Tracklist:

  1. Ti Rat & Rouge Reggae – La Nature
  2. Ti Rat & Rouge Reggae – Continent de Plastique
  3. Ti Rat & Rouge Reggae – I Can Feel The Breeze
  4. Ti Rat & Rouge Reggae – Gosié Séré
  5. Ti Rat & Rouge Reggae – Rue Case Run
  6. Ti Rat & Rouge Reggae – Irie
  7. Ti Rat & Rouge Reggae – Ras Patt A Tèr
  8. Ti Rat & Rouge Reggae – Brown Sugar
  9. Ti Rat & Rouge Reggae – Norbert Zongo

Com o Rouge Reggae, grupo carro-chefe da cena Reggae do Oceano Índico, é uma família que sobe ao palco: O pai, líder do grupo, seus dois filhos, o baterista e o trombonista, e dois fiéis, no baixo e nos teclados.

Ti Rat Joseph Alain LEBEAU – vocal principal, guitarra

Lunaïc Wilfried LEBEAU – bateria, backing vocals 

Noé Yoann LEBEAU – trombone, teclado, backing vocals

Cordon Olivier Stéphane CORDONIN – baixo

Adel Arnaud DELGOULET – teclados, sax, backing vocals, guitarra

Fonte: http://www.azenda.re/sorties/ti-rat-et-rouge-reggae.html

https://cultureklicreunion.re/2021/01/11/portrait-de-ti-rat/

https://www.rougereggae.com/biographie

#rootsreggae

#xaymacareggae

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *