plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 17:34

Xaymaca Reggae destaca relançamento de álbuns clássicos de Dub, o estilo eletrizante do Reggae  

Dois álbuns clássicos de Dub originalmente lançados no final dos anos 1970 formam uma primorosa coletânea do influente e popular estilo do Reggae jamaicano. Sintonize a Educativa FM 104.7. Xaymaca Reggae vai ao ar das 22h à meia-noite

Acaba de acontecer o relançamento de dois icônicos álbuns de Dub originalmente lançados no final dos anos 1970 pelo lendário engenheiro do Treasure Isle, Errol Brown, junto com os músicos de estúdio The Revolutionaries. Este conjunto de 2 álbuns chega com 25 faixas bônus. Ian Canty da LTW ouve os sons relaxados e virtuosos dos Culture liderado por Joseph Hill em peças do tamanho dos Dub da era de ouro do Roots Reggae Dub.

Sonia Pottinger não foi exceção. A executiva feminina no comando da gravadora Treasure Isle, dirigindo o engenheiro de som dos estúdios Treasure Isle, Errol Brown, teve um dos melhores expoentes no negócio, seu talento como mestre do Dub refletido em uma série de músicos de longa data procurados, incluindo os lendários e icônicos álbuns “Culture Dub” e “’Medley Dub”, duas coleções excepcionais que constituem a base deste conjunto de álbum duplo.

No final da década de 1970, o Dub estava firmemente estabelecido como um subgênero favorito do cânone do Reggae, com todos os produtores jamaicanoa lançando álbuns dedicados ao estilo.

O álbum “Culture Dub” no Disc One, compreende mixagens Dub convincentes de faixas tiradas de “Harder Than The Rest”, o primeiro álbum cortado pelo trio vocal de raízes seminais a lendária banda Culture para a gravadora High Note de Pottinger. O restante do disco inclui Dubs superiores das gravações dos Culture durante sua estada com o produtor, entre 1978 e 1979.

O álbum 2 apresenta o igualmente raro e icônico álbum “Medley Dub”, que foi lançado alguns anos antes. O conjunto demonstra a capacidade infalível de Errol Brown de transformar até mesmo sons vintage em clássicos do Dub, com o repertório compreendendo mixagens de uma série de gravações gravadas pela primeira vez no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. O material bônus data de meados da década de 1970, com todas as 15 faixas fazendo seu debut em CD no ano passado e agora em formato digital em 2020!

A produtora jamaicana Sonia Pottinger e o lendário engenheiro do Treasure Isle Studios Errol Brown se uniram nessas duas fatias magistrais do Dub jamaicano no final dos anos 70. Ambas as coleções de Dub procuradas (apresentando o trio vocal de raízes seminais a lendária banda Culture) estão aqui em 2 álbuns junto com 15 cortes bônus de meados ao final dos anos 70; muitas dessas 43 faixas são novas no CD e agora no formato digital: “Heavenly Dub”, “Freedom Jam”, “Deep Root Dub”, “Natty Dub”, “Freedom Rock”, “Tip Top Affair”, “Engineer’s Special”, “Stormy Dub”, “Road Hog”,  “The Shepherd Version”, “Lick Version” e muito mais! Do Doutor Bird.

Errol Brown começou como engenheiro de áudio no estúdio da Treasure Isle studio (Ilha do Tesouro) de seu tio, o Duque Reid, mas dada a reputação temível de Reid, você pode apostar que ele chegou lá por mérito. Com o fluxo constante de artistas lendários que entravam pelas portas de lá, não era surpreendente que Brown logo estivesse se esfregando e trabalhando com nomes como Alton Ellis, BB Seaton e Peter Tosh. Essa ligação com os The Wailers se concretizaria quando ele deixou o Treasure Isle Studio (Ilha do Tesouro) em 1979. Mas um ano antes ele estava trabalhando com a lendária banda Culture, o trio de canto liderado por Joseph Hill que também apresentava Kenneth Dayes e Albert Walker. Eles tinham acabado de sair de seu icónico clássico álbum de estreia “Two Sevens Clash”, um disco que entrou no coração de muitos Punk em Londres em 1977.

Errol trabalhou em seu terceiro álbum, “Harder Than The Res”t, de 1978, e a música criada para ele forma a base do primeiro álbum aqui, “Culture Dub”. “Harder Than The Rest” foi produzido por Sonia Pottinger, que assumiu a direção do Treasure Isle studio (Ilha do Tesouro) de seu amigo Duque Reid, com os The Revolucionários fornecendo o apoio musical. Eles eram um time de estúdio de talentosos músicos que às vezes continha luminares como Sly Dunbar e Robbie Shakespeare, também conhecido como a dupla rítmica principal da Jamaica, com Ansel Collins e Gladdy Anderson nos teclados. Se isso não bastasse, sua seção de sopros apresentava gente talentosa como Tommy McCook, Vin Gordon e Bobby Ellis, com Betram “Ranchie” Maclean e Eric “Bingy Bunny” Lamont na guitarra.

Posteriormente, o álbum foi lançado no Reino Unido pelo selo Front Line da Virgin, assim como os próximos dois pratos da banda Culture. “Se Harder Than The Rest” não causou o mesmo impacto que “Two Sevens Clash”, foi um esforço mais do que respeitável. Como era costume na época, uma versão Dub não ficou muito atrás, com Brown retrabalhando as músicas de uma maneira dublê. Embora Errol não fosse nem de longe tão chamativo quanto Lee Perry ou King Tubby, ele tem sua própria metodologia simples e lógica que funciona muito bem. Ele muda a ênfase das canções para a perícia instrumental por trás delas, deixando vislumbres da estrutura original aparecer de vez em quando. Isso os conecta perfeitamente com seu material de origem e fornece uma sensação de consistência, ao mesmo tempo que cumpre os objetivos centrais do Dub (o baixo, sempre o baixo).

A versão Dub de Play Skilfully Skilful Dub tem aquele som de percussão “clip-clop”, com guitarra e órgão cortando e saindo e a faixa-título do álbum é reduzida ao essencial de baixo e bateria, com uma sugestão fantasmagórica de maneira vocal para baixo na mistura. Heavenly, uma versão da icônica pedrada “Behold” (Contemplar), mantém a estrutura Pop Reggae do original por um tempo com a voz vibrante de Joseph Hill no centro das atenções e Freedom Jam (um Dub de Free Again) é semelhante, com alguns ótimos trabalhos de Brown lançando trompas estão lá e de repente sumiram. Deep Roots Dub termina o álbum propriamente dito com um delicioso ritmo de teclado habilmente provado.

Entre os bônus anexados a este disco estão versões de músicas dos próximos dois álbuns da banda Culture para Sonia P e Front Line, “Cumbolo” e “International Herb”. Do álbum “Cumbolo”, as pedras “Natty Dub” deixa bastante “Natty Never Get Weary”, com o vocal desaparecendo em um sussurro e então voltando na mixagem. “Down In Jamaica” tem uma sensação genuína de Dub pesado e “Payaka Dub” é adorável, as vozes emocionantes da banda Culture enchendo o coração antes de cair para o ritmo apenas. De “International Herb The Shepherd” (versão) destaca teclas e guitarra enquanto mantém a batida legal skanking do original e “Jah Rastafari” (versão) tem uma sensação profunda de Roots (como você poderia suspeitar), com Errol tocando um golpe de mestre apagando quase tudo, exceto as vozes em um estágio.

“Work On Dub”, uma versão da música “Work On Natty” do álbum “Harder Than The Rest” que não fez parte do álbum “Culture Dub”, é muito boa com muito vocal e um ritmo de guitarra firme restante. No geral, este álbum funciona como um conjunto Dub legal e imaginativo. Mas enquanto alguns praticantes do Dub ficariam tentados a se livrar das vozes completamente e criar efeitos artificiais, Brown não faz e, portanto, mantém o espírito das gravações originais da banda Culture, o que o torna duplamente satisfatório.

O álbum “Medley Dub” do segundo disco aqui pilha aqueles indestrutíveis ritmos Rocksteady e Reggae dos anos 60 e início dos anos 70, que Sonia Pottinger lançou em suas produções em massa durante aquele período. Ele pega suas melodias vocais de origem de uma variedade de artistas, com o songbook dos The Melodians sendo a parte do leão (Swing And Dine, escrita por Brent Dowe e Harris Seaton, é efetivamente feito como Swing And Dub). A nota da capa mostra a inventividade de Brown com material pop no meio da estrada, como o hit de férias “Una Poloma Blanca” e “When A Child Is Born” (ambas as faixas bônus), mas também “Come Together” dos Beatles é quase irreconhecivelmente versionada como Dub “You Know”. O trombone de Vin Gordon suporta o peso da linha vocal do número de Lennon e McCartney (antes de partir para climas mais inclinados ao jazz), mas é só isso. 

Existem algumas saídas de Dub padrão neste álbum, não é tão consistente quanto a oferta de Dub de Cultura, mas há algumas coisas boas a bordo. Nas faixas bônus, principalmente nos ritmos da Treasure Isle Studio (Ilha do Tesouro) de meados dos anos 70, Brown tende a deixar a canção original se apresentar, depois retira as camadas para expor os trechos musicais que estão enterrados no fundo. É como descascar uma laranja em forma de música, retirando as camadas para revelar a fruta escondida. Ouvindo isso, fico impressionado com a falta de ego, feliz em demonstrar a arte que está em ação abaixo da superfície, às vezes obscurecida pelas próprias canções.

Ele não é totalmente avesso a lançar coisas estranhas que chamam a atenção, como o “barulho da multidão” na faixa de abertura “Trinity In Dub”. Ou a queda para o saxofone apenas que anima o treino de baixo Funky de “Say Dub” ou a maneira como ele aplica eco às trompas na versão Reggae. Errol mantém as coisas em movimento neste álbum, raramente fazendo as coisas pararem, o que deve ter tornado esses cortes populares no Dancehall. Nunca muito extravagante, mas cheio de pequenas inovações, o que torna a audição agradável e interessante.

Não muito depois do aparecimento do álbum “Medley Dub”, Errol Brown deixou o estúdio Treasure Isle e começou a trabalhar com Bob Marley e no estúdio Tuff Gong dos The Wailers. Este foi o início de uma longa associação com a família Marley, que o veria trabalhar com o filho de Bob, Ziggy e sua banda, os The Melody Makers. Ele permaneceu ativo e requisitado no estúdio e na cena de mixagem ao vivo.

Na sequência do excelente Dubb Everlasting e Dub Expression Errol Brown set de alguns anos atrás (comentado aqui), os álbuns “Culture Dub” e “Medley Dub” é outra coleção excelente. Errol Brown foi sábio o suficiente para saber que a potente força musical dos The Revolucionários proporcionaria muito interesse para ouvir com os vocais reduzidos de volta, mas sempre soube como manter as coisas rápidas, não esquecendo o que atraiu os fãs à música em primeiro lugar. Também prova que a Treasure Isle Studio (Ilha do Tesouro) estava longe de ser uma força exaurida na última parte dos anos 70, quando passou do Duque Reid para Sonia Pottinger. A inteligência e as habilidades de Errol Brown foram uma grande parte de seu sucesso contínuo e esta é uma trilha sonora de verão muito tranquila e fria para os dias quentes e preguiçosos que virão.

Rasdair da Mata

É ótimo obter uma coleção de pedradas Dub dessa qualidade com todo o material de bônus adicionado. Eu tenho ambos os álbuns originais de Dub lançados antes, intitulados “Cultura Dub” e “Dub Medley”, mas nunca soube sobre o embrulho de Errol Brown. Este problema soa como um lançamento mais silencioso do que minhas versões existentes nos respectivos álbuns, eu alcanço o botão de volume e fico conectado com as boas vibrações de um bom trabalho.

Vale a pena obter esses cortes de Dubes culturais, porque eles são como um farol de luz brilhante em minha coleção de Dub, com suas trompas altas e brilhantes e os elementos vocais de Joseph Hill. Consulte também “Cientista Dub cultura em um universo paralelo” para uma correção extra de dublagem da lendária banda Culture.

Sim, os The Revolucionaries juntamente com Errol nos controles contribuem para um lançamento muito interessante. O segundo álbum “Medley Dub” também é um ótimo álbum para qualquer padrão de Dub e com muitas faixas adicionadas, além de leitura de notas na capa, você não pode farejar isso. Recomendações não podem faltar na sua coleção…

Detalles Del Producto:

Errol Brown & The Revolutionaries – Culture Dub & Medley Dub

Selo: Doctor Bird – DBCDD-038

Formato: MP3, 2 × CD, Compilation

Número de discos: 2

País: UK & Europe

Lançado: 2019

Genre: Reggae

Style: Roots, Reggae, Dub

Tracklists:

Culture Dub:

1-01 Everyday Love Dub 

1-02 Skilful Dub 

1-03 Iron Sharp Dub 

1-04 Tropical Dub Fever 

1-05 Heavenly Dub 

1-06 Harder Than The Rest 

1-07 Freedom Jam 

1-08 Deep Root Dub 

Bonus Tracks:

1-09 Work On Dub 

1-10 Freedom Rock 

1-11 Natty Dub 

1-12 Mindful Dub 

1-13 Dog A Nyam Dub 

1-14 Yard Dub 

1-15 Down In Jamaica Dub 

1-16 Payaka Dub 

1-17 The Shepherd Version 

1-18 Jah Rastafari Version

Medley Dub:

2-01 Trinity In Dub 

2-02 Revelation Of Dub 

2-03 Dub You Know 

2-04 Say Dub 

2-05 Under Heavy Rhythm 

2-06 Natty Dutty Dub 

2-07 Starlight In Dub 

2-08 Tip Top Affair 

2-09 Swing And Dub 

2-10 Engineer’s Special 

 

Bonus Tracks:

2-11 Lick Version 

2-12 The Park Version 

2-13 Blue Bird Dub 

2-14 Una Paloma Version 

2-15 I’ve Got To Go Dubwise 

2-16 Reggae Version 

2-17 A New Dub 

2-18 Merry Go Round Version 

2-19 When Version 

2-20 Wake Up Everybody (Version) 

2-21 There’s A Dub 

2-22 Trial Dub 

2-23 A Child Is Born (Version) 

2-24 Stormy Dub 

2-25 Road Hog

Companhias, etc.

Phonographic Copyright (p) – Sanctuary Records Group Ltd.

Licensed From – BMG Rights Management (UK) Limited

Copyright (c) – Doctor Bird Records

Marketed By – Cherry Red Records Ltd.

Distributed By – Cherry Red Records Ltd.

Recorded At – Treasure Isle Recording Studio

Mixed At – Treasure Isle Recording Studio

Créditos:

Artwork – Paul Bevoir

Bass – Errol “Flabba” Holt, Lloyd Parks, Robert Shakespeare*

Compiled By – Laurence Cane-Honeysett, Malcolm Gillett

Drums – Carlton “Santa” Davis, Charles “Sly” Dunbar*

Guitar – Bertram “Ranchie” McLean

Liner Notes – Malcolm Gillett

Mastered By – Andy Pearce

Mixed By – Errol Brown (2)

Organ – Ansel Collins, Errol “Tarzan” Nelson*

Percussion – Noel “Skully” Simms*, Issiah “Sticky” Thompson*

Piano – Gladstone Anderson

Producer – Sonia E. Pottinger*

Product Manager – Laurence Cane-Honeysett

Rhythm Guitar – Bo Peep*, Eric “Bingy Bunny” Lamont*

Saxophone – Felix “Deadly” Headley Bennett*

Trumpet – Bobby Ellis

Fonte:

https://louderthanwar.com/errol-brown-the-revolutionaries-culture-dubmedley-dub-album-review/

#rootsreggae

#xaymacareggae

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *