20 de abril de 2024 - 06:43

Xaymaca Reggae da Educativa FM destaca o álbum de Paolo Baldini Dub Me Crazy 2020

Com a Covid-19 colocando um grampo no cenário musical, a saída para quem está confinado a visitar os cofres dos sons armazenados e em busca de sons novos e emocionantes, Paolo Baldini é o cara. Sintonize no Xaymaca Reggae da Educativa FM 104.7, domingo, das 22h à meia noite

As cenas de Dub subterrâneas italianas e austríacas colidem no álbum “Dub Me Crazy”, com Paolo Baldini Dubfiles encontrando Dubblestandart. O álbum de 12 faixas contém contribuições de convidados da ex-estrela do Slits Ari Up, do lendário Lee “Scratch” Perry, da estrela do Reggae Marcia Griffiths e até do cineasta David Lynch.

Nesta compilação de 12 pedradas Dub, o Baldini da Itália se conecta com o Dubblestandart da Áustria, perto do bairro, fornecendo uma fusão de qualidade do Dub Reggae que é pesada em efeitos de eco embebidos em Techno.

A mais recente produção de Baldini é apenas mais um andar no edifício do Reggae, pois recebe contribuições de artistas que surgiram durante a ‘era de ouro’ do gênero, como Lee “Scratch” Perry, Marcia Griffiths, Steel Pulse e Burning Spear. Mas não deixa de ser romance, como Dubblestandart Paul Zawilensky canetas – com a ajuda de sua equipe – a maioria das faixas do set, enquanto Baldini caracteristicamente se destaca na produção e deveres mistura Reggae in Dub.

É claro que a Dubblestandart mantém viva uma versão da chama do Dub nas últimas duas décadas. Formado em 1988 como uma reação à cena pop austríaca estagnada, o grupo foi fortemente inspirado pela Arca Preta, On-U Sound e Jah Shaka, infundindo essas influências de Dub em sua mistura inebriante de Reggae hardcore e nova onda, que logo os trouxe na consciência do público europeu e como uma espécie de versão “européia” do famoso Dub Syndicate. Logo, eles estavam tão em demanda que apoiavam Lee “Scratch” Perry, a poeta Lilian Allen, Dillinger, Ari Up, Ken Boothe, Marcia Griffiths, Chezere e outros.

Echo Beach, uma gravadora do Dub Reggae com sede em Hamburgo, Alemanha, lançou o LP “Dub Me Crazy” (9 faixas + CD bônus) + CD (12 faixas), um lançamento conjunto que apresenta os melhores momentos de Dubblestandart trabalhando em colaboração com a nova dimensão tecnológica do Dub moderno: Paolo Baldini, da Itália. A deslumbrante excursão de Baldini ao Dub profundo, ao Dub arrepiante e ao Dub duvidoso chega aos Dub Files com perfeição no álbum “Dub Me Crazy”.

O manuseio desta missão por Paolo Baldini tem sido exemplar: suas habilidades de produção e remixagem são agradavelmente individualistas, mantendo muita originalidade e profissionalismo sem parecer estóico, aborrecido ou artificial. Suas colaborações com Mellow Mood, Hempress Sativa, Dub Fx e outros estão mostrando fé do que o Dub está vivendo. Desde 2007, Paolo Baldini trabalha com o nome de alto nível “Alambic Conspiracy” e se tornou um artista de Dub de classe mundial extraordinário, baixista, mixologista, produtor e provocador…!

Embora todas as faixas tenham seu mérito, as contribuições de Perry e do falecido Ari Up para a faixa final Island Girls podem muito bem ser o destaque, pois mescla sons agradáveis ​​do passado com influências mais modernas. Embora não seja um patch no original, Fly Me To The Moon (coberto por Spear, Sinatra etc.) também evocará críticas positivas. Mas a geração do milênio pode muito bem discordar e optar pela contribuição embelezada de Anthony B para os longos vocais cristalinos de “Dem Can’t Stop We From Talk” (Eles Não Pode Parar de Falar) ou na participação de Ari Up nos sons variados da pedrada “Soulmate”.

A combinação da parceria Baldini Dub Files e Dubblestandart é uma obrigação para aficionados Dub. Então, se você deseja banir o Blues do coronavírus e ficar louco pelo Dub , esse é o seu trabalho.

Paolo Baldini DubFiles Meets Dubblestandart – Dub Me Crazy

Format: MP3, CD, LP Vinil.

Cat: EB 147

Released: 10 Jul 20