plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 21:19

Xaymaca Reggae celebra os 40 anos da VP Records, que ajudou a levar o reggae para o mundo

Programa da Educativa 104.7 FM destaca lançamento de box set que reúne 101 artistas diferentes naquela que é a maior gravadora especializada em reggae do mundo
VP Records comemora seu 40º aniversário; gravadora ajudou a popularizar o reggae. (Imagem: Divulgação)
VP Records comemora seu 40º aniversário; gravadora ajudou a popularizar o reggae. (Imagem: Divulgação)

O Xaymaca Reggae deste domingo (27) destaca a comemoração do 40º aniversário da VP Records, simplesmente a maior gravadora de reggae do mundo e que, para marcar a data, lançou um catálogo exclusivo, com apenas 2.000 unidades. O programa vai ao ar às 22h na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

“Down in Jamaica: 40 Years of VP Records” compila 98 faixas executadas por 101 artistas e entrega aos sortudos compradores um livreto de 24 páginas detalhando os hits, raridades e sua história, além de 4 singles de 7 polegadas, 4 de 12 polegadas e 4 CDs. Uma montagem rara, que reúne vinis raros e uma obra construída em ordem cronológica de sucessos. O trabalho ficou sob curadoria de Carter Van Pelt, DJ, escritor e diretor da VP Records.

O apanhado reúne desde singles que vieram ao mundo em sub-rótulos desconhecidos (como Roots fron the Yard, Jah Guidance e Love) até o selo VP Records –responsável por levar nomes como Beenie Man, Sean Paul, Wayne Wonder e outros aos quatro cantos do planeta. O lançamento oficial ocorreu na sexta-feira (25).

VP

A gravadora e distribuidora jamaicana foi uma das responsáveis por globalizar o reggae, sendo conhecida do fã-clube do ritmo. A VP –nome que surgiu de Vincent e Patrick Chin, seus fundadores– se estabeleceu na Jamaica como Randy Records em 1958, em Kingston, como uma loja de discos usados em uma sorveteria, ocupando nos anos 1980 um tradicional endereço no centro da cidade.

“No ano passado, fui contratado como diretor de desenvolvimento de catálogo da VP Records e encarregado de compilar um conjunto de caixas de 40 anos. Mesmo como um usuário ativo do Discogs desde 2013, eu não sabia o quão útil seria a plataforma ao tentar avaliar um legado de 40 anos que agora abrange 25.000 gravações. Eu queria considerar tudo e qualquer coisa que pudesse ter ajudado a definir a empresa durante esse período de 40 anos”, afirmou Van Pelt, que decidiu focar o trabalho no lançamento dos singles –que, segundo ele, sempre definiram o estilo, ao contrário dos apanhados nos álbuns.

“O hit single ou ‘big chune’ é o que impulsiona a dança, e a VP teve sua mão em algumas das maiores de todos os tempos nos mundos do Reggae e Dancehall”, prosseguiu o responsável pela obra, que também narrou um “trabalho arqueológico” para identificar obras com as digitais da empresa, já que nem sempre o selo principal foi usado nos trabalhos.

“A gravadora VP Records apareceu apenas por alguns anos no final dos anos 70, antes de entrar em hiato até o início dos anos 90. A empresa costumava fabricar títulos nas mesmas etiquetas que os produtores usavam na Jamaica, como Jammy $, Steely & Clevie ou Music Works, mas ‘VPRD’ (para singles) ou ‘VPRL’ (para LPs) podiam ser encontrados ao esgotar esses e outros registros da VP de forma consistente após 1980. Anteriormente, era apenas ‘VP’ ou ‘Randy’, especialmente quando os carimbos eram fabricados na Jamaica”, explicou Van Pelt.

Ele salienta que, independentemente da existência de obras mais desconhecidas e outras que estouraram como sucesso, “o impacto real da VP é sua relevância ao longo de um período de 40 anos em relação à nova música, uma empresa no centro do mundo do reggae e do dancehall”. O produtor admite que não conseguiu incluir todas as faixas desejadas por questões de direitos autorais, porém, espera que a box possa ajudar a lançar “uma nova luz sobre uma parte essencial da narrativa completa da música jamaicana, bem como uma história de sucesso de imigrantes chineses-jamaicanos em Nova York” –durante alguns anos, a VP fincou pés nos Estados Unidos.

Confira mais sobre a obra neste link.

Jah Bless a todos os ouvintes!

Sintonize – Com produção e apresentação de Rasdair da Mata, o programa Xaymaca Reggae vai ao ar aos domingos, das 22h às 00h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio). Curta a página do programa no Facebook e acompanhe as novidades e curiosidades sobre o reggae no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *