plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 11:44

No Dia Mundial do leite, você sabia que ele é o alimento mais consumido no mundo?

Em 1º de junho se comemora o Dia Mundial do Leite, o alimento mais consumido do mundo. A diversidade e o notável valor nutricional do leite permitem que ele seja processado e consumido em todas as culturas de diversas maneiras, seja no seu estado líquido original, em pó ou na forma de derivados como o queijo, o iogurte e a manteiga.

A data comemorativa foi definida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) como uma forma de reconhecer a importante contribuição do setor leiteiro para a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico, o sustento e a nutrição mundiais.

De acordo com a organização, a produção mundial de leite cresceu em mais de 500 toneladas nas últimas três décadas, atingindo a marca de 769 milhões de toneladas anuais em 2013 – e o Brasil é um dos grandes atores nesse processo. Ainda segundo os dados da FAO, o país é um dos dez maiores produtores de leite do mundo, e é responsável por cerca de 5% da produção global.

A Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE mostra que a produção primária de leite brasileiro cresceu cinco vezes desde a década de 1970, saltando do patamar de 7 bilhões de litros produzidos por ano para 35 bilhões de litros anuais. Já o rebanho de vacas ordenhadas no Brasil tem diminuído, demonstrando que a produtividade de leite por animal continua em crescimento. Se há quatro décadas uma vaca brasileira produzia cerca de 655 litros por ano, hoje cada uma gera uma média de 1,6 mil litros no mesmo período.

De acordo com a Comissão Nacional de Alimentos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAL/CFMV), essa evolução só foi possível graças à atuação do médico veterinário. O médico veterinário tem papel decisivo na criação dos animais, nas análises, nos programas de biosseguridade, e na inspeção do alimento. Toda empresa que produza, manipule, transforme ou embale o leite precisa ser inspecionada e acompanhada por um médico veterinário.

Bem-estar animal

É o médico veterinário que atua na prevenção de problemas sanitários que podem afetar a qualidade do leite, determina o tratamento ideal no caso da transmissão de uma doença em um rebanho, pode apontar as melhores soluções para problemas de performance dos animais, é habilitado para prescrever medicamentos e é capacitado para agir em uma situação de emergência ou que exija o procedimento da eutanásia.

Essas ações estão enumeradas no Guia de Bem-estar Animal na Produção de Leite da Federação Internacional de Laticínios (IDF, na sigla em inglês), que lista as medidas que devem ser tomadas para assegurar que os animais tenham suas necessidades atendidas no processo de produção.

O guia também ressalta a importância das Cinco Liberdades animais, e identifica cinco áreas principais que devem ser consideradas na implementação de sistemas de qualidade que visam o bem-estar animal. São elas: a nutrição e a água; as condições ambientais; as práticas de pecuária; os cuidados com a saúde; e o manejo eficiente e seguro do gado (stockmanship).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *