plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 02:45

Você fica muito tempo sentado? Isso pode afetar sua memória

Cada vez mais pessoas passam o dia sentadas em seus empregos ou em casa mesmo. E já foi provado como esse comportamento aumenta o risco de doenças do coração, diabetes e até de morte prematura.

Com isso, os cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) decidiram investigar quais os impactos desse (mau!) hábito para o cérebro. E realmente descobriram uma alteração em uma área importante para a memória.

Para tanto, fizeram um estudo preliminar com 35 pessoas entre 45 e 75 anos (25 mulheres e 10 homens). Eles foram questionados sobre suas atividades físicas e o número de horas que ficavam sentados na semana anterior.

Depois, passaram por uma ressonância magnética de alta resolução, que observou principalmente o lobo temporal medial, área importante para formação de novas memórias.

 O que foi percebido é que ficar muitas horas sentado está ligado a um afinamento do lobo temporal medial e mesmo fazendo atividades físicas, elas não anulam esse efeito de ficar tanto tempo sentado. Não dá para dizer, no entanto, que o hábito é o causador desse afinamento.
Vale salientar também que este estudo foi feito com poucas pessoas e por pouco tempo. Os especialistas da UCLA (sigla pela qual a Universidade da Califórnia é mais conhecida) agora querem acompanhar um grupo maior e por mais tempo, para determinar se o hábito de sentar causa esse afinamento e também se fatores como gênero, raça e peso afetam a saúde cerebral de quem passa muito tempo sentado.

Como evitar ficar tanto tempo sentado?

Mesmo enquanto os estudos não são conclusivos, é melhor prevenir do que remediar, certo?

Por isso, confira algumas dicas ótimas de como passar menos tempo sentado no seu dia a dia:

  • Use as escadas em vez do elevador
  • Saia para almoçar ou fazer compras a pé
  • Estacione o carro longe do local de trabalho
  • Vá até as pessoas para falar com elas.

FONTE: Minha Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *