plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 14:30

Vittorio de Sica, Jean Cocteau e estreias no Assunto é Cinema

O diretor italiano, Vittorio de Sica. (foto: reprodução)

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (05/07) destaca a carreira do diretor italiano Vittorio de Sica e do diretor francês Jean Cocteau além de trazer as adaptações da obra de Arthur Conan Doyle para os cinemas. O programa da Educativa 104.7 FM também comenta a estreia de “Homem-Aranha – Longe de Casa” nos cinemas da capital e da produção argentina “La Misma Sangre”, original do serviço de streaming Netflix.

Nascido em 7 de julho de 1901 em Sora, na Itália, Vittorio De Sica foi um dos mais importantes diretores e atores do cinema italiano. Como ator estreou em 1932, no filme “Dois Corações Felizes”. Como diretor sua estréia foi em 1939, com o filme “Rosas Escarlates”. Em 42 anos de carreira recebeu três prêmios Oscar de melhor filme estrangeiro: em 1946 por “Vítimas da Tormenta”, em 1948 por “Ladrões de Bicicletas”, e em 1971 por “O Jardim dos Finzi-Contini”. É considerado o precursor do neorrealismo italiano e seu último filme foi “A Viagem”, com Richard Burton e Sophia Loren, e que estreou dias depois de sua morte, em Paris.

Jean Maurice Eugène Clément Cocteau nasceu em 5 de julho de 1889, em Maisons-Laffitte,  na França. Cocteau foi poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo, e ator de teatro francês. As suas peças foram levadas aos palcos dos Grandes Teatros, nos Boulevards da época parisiense em que viveu e que ajudou a definir e criar. Cocteau realizou sete filmes e colaborou como roteirista em vários outros além de ter vasta obra como poeta, crítico e romancista. Apesar de ser um membro do surrealismo, não era bem visto por seus pares inclusive sendo hostilizado pela sua homossexualidade. Seu último filme foi “Le testament d’Orphée” lançado em 1959.

O surrealista Jean Cocteau. (foto: reprodução)

Mais conhecido por sua grande criação, o detetive Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo no dia 22 de maio de 1859. O ilustre detetive e seu parceiro Watson, residentes do 221b da rua Baker, estiveram presentes em mais de 70 adaptações para os cinemas. Basil Ratbone, Ian Mckellen, Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch, Nicol Williamson, Robert Stephens e outros tantos grandes atores já interpretaram o elementar detetive inglês ao longo do século XX.

Estreia nos cinemas da capital o novo longa da Marvel Studios, “Homem-Aranha – Longe de Casa”, sequência do filme de 2017, dirigido uma vez mais por Jon Watts. Na trama o jovem Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel Jackson). Convocado para mais uma missão, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades-símbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio (Jake Gyllenhaal).

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *