plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 19:48

Visita à Comunidade Tia Eva sela pacto do Governo do Estado com Ministério da Igualdade Racial

Campo Grande (MS) – Tendo como anfitriã, a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, a Comunidade Quilombola Tia Eva foi o local escolhido para selar compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir). O evento, realizado na segunda-feira (27), contou com a presença da ministra-chefe da Seppir, Nilma Lino Gomes.

“Aqui, reafirmamos nosso compromisso de Estado de deixar um legado de oportunidades para os sul-mato-grossenses ao final do nosso mandato, não importa se são negros, mulheres, índios. Infelizmente, ainda no século 21, temos de tomar medidas para incluir alguns grupos, mas essa realidade será transformada”, descreveu a vice-governadora que também chefia a Sedhast, pasta que reúne Subsecretarias como a da Igualdade Racial, Índios, Mulheres e Juventude.

11755178_676567012477741_749300811412158260_n
Durante cerimônia, ontem, na Tia Eva, comunidade fundada em 1905 na Capital

O Governo de Mato Grosso do Sul foi o quinto estado a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A cerimonia foi realizada na segunda-feira, em cerimônia com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Dentro do sistema, o Estado terá acesso aos recursos financeiros do Governo Federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política de igualdade racial. Este ano, segundo a ministra Nilma, serão disponibilizados cerca de R$ 4,5 milhões para projetos em todo o Brasil. Entretanto, somente municípios e estados que possuem coordenadoria e conselho de Direitos do Negro podem ter acesso aos recursos.

“Queremos trabalhar com a diversidade do povo brasileiro como se fosse um aspecto do bem. Que sejamos diferentes, mas iguais em direitos”, descreveu a ministra. Dos 79 municípios do Estado, apenas Corumbá e Bataguassu possuem coordenadoria municipal de Promoção de Igualdade Racial e um Conselho de Direitos do Negro e foram as duas únicas cidades a aderir ao programa.

O Sinapir é uma forma de estender a política de promoção da igualdade racial a todo o país. Para fazer parte do Sinapir, o município ou Estado tem que ter um órgão governamental destinado a igualdade racial e um conselho para o mesmo fim.

11822515_676564295811346_1438793865537642683_n
Apresentações culturais foram realizadas para a ministra e a vice-governadora

“Estamos com trabalho no interior para sensibilizar as comunidades e movimentos sociais para que haja uma mobilização para criação desses conselhos e coordenadorias de Igualdade Racial e assim adesão ao Sinapir”, descreveu o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Vers, um dos responsáveis por viabilizar a adesão do Estado ao sistema nacional.

Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Fotos: Leca

Fonte: Notícias MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *