plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 11:45

Vereador convida população a participar de debate sobre alta nas contas de energia

Em entrevista ao Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM, André Salineiro aponta questionamentos da população sobre aumento nas faturas; vereador também detalhou projetos sobre coleta de lixo e incentivo a eventos

Salineiro pede participação popular na audiência sobre a alta nas faturas de energia. (Foto: CMCG/Divulgação)
Salineiro pede participação popular na audiência sobre a alta nas faturas de energia. (Foto: Rose Rodrigues)

A Câmara de Campo Grande será, nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, palco de um debate envolvendo vereadores de todo o Estado e outros representantes do poder público que, perante interlocutores da Energisa, falarão sobre a alta nas contas de energia elétrica sentida por grande parte dos sul-mato-grossenses. Em entrevista ao Bom Dia Campo Grande, o vereador André Salineiro (PSDB) convidou a população a participar do debate e ajudar a contestar alegações da empresa que, na sua avaliação, não correspondem com a realidade.

“A Energisa aumentou, sim, a tarifa. É nítido e algo que precisa ser revisto”, destacou o vereador à Educativa 104.7 FM, contestando informações de que as altas temperaturas das últimas semanas elevaram o consumo das famílias com aparelhos como ar-condicionado. “Como se isso ocorresse apenas agora, tivesse subido apenas neste ano”, criticou.

Salineiro reforçou que a tratativa, a princípio, seria de competência estadual, mas disse ver espaço para colaboração dos vereadores. Uma sugestão seria a revisão do contrato, algo que já ocorre quando é a concessionária do serviço público que alega estar em dificuldade. “A empresa, quando está com prejuízo, pede revisão do contrato no sentido de aumentar a tarifa para compensar o desequilíbrio econômico. Nada mais justo que o poder público pedir a revisão quando se acha em uma situação assim”.

O vereador argumenta, ainda, que consumidores que consomem menos de R$ 327,83 ao mês com energia acabam, por questões como diferenciação de tarifa, bancando o serviço e quem gasta mais. Ele reforçou que órgãos de defesa do consumidor e da sociedade também foram convidados a participar da audiência.

Projetos

Durante a entrevista, Salineiro também falou sobre projetos de sua iniciativa, como a criação do Fácil Eventos, que visa a desburocratizar a promoção de atividades artísticas, esportivas, empresariais e culturais na cidade. A proposta, já aprovada na Câmara, aguarda sanção do prefeito Marquinhos Trad e, se sair do papel, permitirá “que um único órgão, num único local, concentre todas as demandas nas quais produtores de eventos precisam”.

O dispositivo permite, inclusive, convênios com o Estado para acelerar a questão. O vereador sustenta a iniciativa sob o argumento de que Campo Grande perde eventos para muitas cidades pelo país, deixando de gerar emprego e renda.

Ele também detalhou projeto, que aguarda tramitação na Câmara, para alterar a legislação que versa sobre a coleta de lixo e resíduos sólidos dos grandes geradores –recentemente, a Prefeitura da Capital deliberou que estabelecimentos que gerem mais de 200 litros ou 50 quilos de lixo por dia arquem com a destinação do material. Salineiro quer que esse limite seja fixado, no mínimo, em 400 litros, para evitar prejuízos a micro e pequenos empresários.

“Temos de separar realmente, na efetividade, os grandes geradores daquele empresários que está tentando sobreviver. Tantas empresas fechando, com a carga tributária que temos, e vem mais uma despesa agora”, afirmou. As alternativas para o setor, frisou, incluem um maior incentivo à coleta seletiva, excluindo tais materiais da cota dos empresários e ajudando aos agentes de reciclagem.

Ele lembrou, ainda, que com a medida, caberá a Solurb –concessionária que opera o serviço de coleta e destinação de resíduos na cidade– coletar apenas o lixo doméstico. “Hoje a prefeitura tem um contrato com a Solurb, a única que faz a coleta do lixo em Campo Grande. Vai reduzir o contrato?”, questionou. “Se isso acontecer, vamos cobrar para ver os argumentos serão seguidos”, emendou, reforçando manter um bom diálogo com o município sobre tais temas.

Segurança pública

Policial federal e, por isso, com vivência na segurança pública, André Salineiro também foi questionado sobre o projeto de Lei Anticrime elaborado pelo ministro Sergio Moro (Justiça), considerado por ele como “maravilhoso”. No entanto, advertiu para obstáculos na tramitação e cobrou que a população acompanhe os congressistas para saber como votarão no texto.

“Vai mexer com quatro tipos de lei, em três especialmente: a de Crimes Hediondos, o Código Penal e o Código do Processo Penal. Vai também simplificar, no mesmo pacote, os crimes de corrupção, os crimes violentos e os de organizações criminosas”, afirmou, apontando a inter-relação entre os tipos penais e efetivando o combate aos mesmos.

“O meliante que assalta no semáforo tem a ver com o crime organizado? Sim, porque na cadeia, no início, está relacionado. Por isso o pacote é bom”, disse, advertindo quanto às previsões quando aos chamados crimes do colarinho branco, que envolvem, por exemplo, a corrupção no poder público e a formação de caixa dois. Nesse sentido, o acompanhamento dos agentes públicos é considerado por ele importante para garantir a aprovação do texto –que, segundo ele, não pode entrar como “moeda de troca” para aprovação de outros projetos de interesse do governo federal, como a reforma da previdência.

“Que a população pressione seus representantes, quem votou para deputado federal, que passe essa mensagem para ele e peça agilidade, como se posicionar”, complementou.

Sintonize – Com produção de Lívia Machado e Rose Rodrigues e apresentação de Maristela Cantadori e Ânderson Barão, o Bom Dia Campo Grande traz informações úteis para o seu dia a dia, reunindo um noticiário completo e entrevistas sobre temas de relevância local e nacional. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *