19 de abril de 2024 - 00:21

Vem da Alemanha o destaque do Xaymaca Reggae deste domingo na Educativa 104 FM

Campo Grande (MS) – Para ver e ouvir. O programa Xaynaca Reggae, transmitido no fim das noites de domingo (22 à meia noite)m traz neste domingo Bam Bam 2019 (Full Album) da banda alemã “Seeed”.

Fazia muito tempo que os fãs da banda de Reggae e Dancehall de Berlim, SEEED, tiveram que esperar: Demorou sete anos para a banda de dez integrantes lançar um novo disco. Há mais de 20 anos, os berlinenses vêm trazendo gerações para lotar as arenas de shows das regiões de língua alemã, com sucessos como ‘Dickes B’, ‘Ding’ e ‘Augenbling’.

Batidas profundas, combinadas com composições novas e apelo sexual caribenho – essa mistura convenceu as multidões e deu à banda três ecos, entre outros. O último álbum com o nome homônimo da banda “Seeed” de 2012 até recebeu um prêmio triplo de ouro. Mas após a surpreendente morte de Demba Nabé em maio de 2018, que co-fundou a banda sob o nome artístico BOUNDZOUND em 1998, não ficou claro por muito tempo se o coletivo do Reggae alemão lançaria outro álbum. Portanto, é ainda mais agradável o quanto relaxado o álbum de retorno “Bam Bam” aparece.

O primeiro single do álbum foi ‘Ticket’, que também abre o novo registro. Os riffs de guitarra sensíveis tocam as onze músicas que trabalham muito e permanecem nas mentes dos ouvintes. A música já foi publicada no verão e é uma despedida musical do membro fundador Demba Nabé. No videoclipe em preto e branco, os últimos seis segundos pertencem apenas a ele – ele dança através de um prado. Mas, apesar de todos os anos e eventos recentes, a banda alemã SEEED permaneceu fiel a si mesma. Até a música ‘Lass Sie Gehen’, um hino ao desapego, é uma homenagem às origens do Reggae na Jamaica. Mas o SEEED ainda é um amante da música que sempre foi capaz de alcançar o equilíbrio certo entre humor e atitude. A banda sempre conseguiu combinar a linguagem universal do Reggae com amor, Pop, Rap e Rave. Isso também pode ser ouvido no novo e diversificado trabalho.

No total de quatro músicas, o SEEED recebeu reforços de outros músicos. Trettmann aparece em ‘Immer Bei Dir’, enquanto o rapper Nura apoia a divertida música ‘Sie Ist Geladen’. Em ‘Lass Das Licht E’, o grupo de hip hop de Hamburgo DEICHKIND aparece brevemente como convidado de longa-metragem, e ‘Love & Courvoisier’ foi o SALSA 359 envolvido na criação. Muito variado. Um pouco mais sutil é a abordagem da SEEED em ‘Komm In Mein Haus’ (Venha na Minha Casa), uma peça muito fácil de Reggae. Peter Fox canta sobre cercas e palhaços, apenas para pronunciar um convite para sua casa. Todos são bem-vindos, não importa de onde eles venham ou em que Deus eles acreditem. Certamente, não é uma declaração surpreendente de uma banda conhecida por sua mente aberta e influências multiculturais, mas em tempos de fechar corações e fronteiras é importante lembrar dessa atitude de vez em quando.

Nabé pode ser ouvido no título final ‘What A Day’. Ele gravou a música muito antes de sua morte, a banda a remisturou e colocou no álbum. É a única música em inglês no primeiro álbum completamente alemão do SEEED. Acompanhado e carregado por violinos dramáticos, baixos fatídicos e sons de cravo brincalhões. No entanto, “Bam Bam” é um álbum que é múltiplo e se move estilisticamente extremamente entre Dub, Hip-Hop, Dancehall, Afro-Trap e Reggae e também celebra esses estilos musicais. Dificilmente outra banda alemã administra esse equilíbrio musical de uma maneira divertida e descontraída como o SEEED.

Artist: Seeed
Title: Bam Bam
Selo: BMG – 538532161
Formato: CD, MP3, Vinil, LP, Album, Blue