19 de abril de 2024 - 19:12

Vacina contra gripe ainda tem baixa procura na Capital

Dados parciais da campanha de vacinação contra gripe em Campo Grande apontam que 43,6 mil pessoas já se imunizaram contra a doença até o dia 24 de abril. Os números, de acordo com a Prefeitura da Capital, revelam até o momento 12,89% de cobertura vacinal, o que indica ainda baixa procura pela população.

A meta da campanha este ano, que teve início em 3 de abril, é vacinar ao menos 90% dos públicos estabelecidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, o equivalente a 300 mil pessoas. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

Vacina

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Quem ainda não se vacinou deve procurar uma das mais de 70 unidades básicas e de saúde da família, espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos da Capital.

Quem pode se imunizar

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Saiba mais sobre a imunização contra gripe na reportagem de Antonio Bispo ao Jornal da Educativa:

Foto destaque: Marcelo Camargo / Agência Brasil