Após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a nova vacina contra a dengue já é comercializada em clínicas particulares de Campo Grande. Composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o imunizante Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda, confere proteção contra a doença. Mas seu acesso via Sistema Único de Saúde ainda pode demorar, em função de aprovações de eficácia.
De acordo com a Anvisa, a vacina é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos de idade. A Qdenga, portanto, é a primeira dose aprovada no Brasil para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, a Dengvaxia, só pode ser utilizado por quem já teve dengue.
A eficácia contra a dengue para todos os sorotipos combinados entre indivíduos soronegativos (sem infecção anterior pelo vírus) foi de 66,2%. Já para indivíduos soropositivos (que tiveram infecção anterior pelo vírus), o índice foi de 76,1%.
A nova vacina estará disponível para administração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Saiba mais sobre este novo imunizante na reportagem de Nádia Nicolau para o Jornal da Educativa: