Tempo seco, névoa, poluição. A união destes fatores – principalmente na atual época do ano – deixam os olhos secos, irritados, fazendo com que muitas pessoas busquem nos colírios o alívio do desconforto. Porém, o uso indiscriminado destes medicamentos pode causar danos à visão em médio e longo prazo.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o uso indiscriminado de colírios contendo corticoides, prescritos apenas como anti-inflamatórios, pode provocar aumento da pressão intraocular em certos pacientes, fato que pode ocasionar dano ao nervo óptico e falhas no campo visual.
O uso prolongado de corticosteroides pode resultar, ainda, na formação de catarata ou, em alguns casos, na ocorrência de perfurações na córnea.
É importante ficar atento a necessidade do uso adequado destes produtos a partir de prescrição médica e com o apropriado acompanhamento de um profissional de saúde. E. claro, ficar ligado nas bulas dos medicamentos registrados, que possuem informações sobre o risco dos eventos adversos descritos, o que auxilia no uso racional.
Saiba mais sobre o uso dos colírios, quais usar e a recomendação dos médicos na reportagem de Letícia Schefler ao Jornal da Educativa: