25 de abril de 2024 - 08:02

Universidade promove inovação na divulgação científica

Para estimular a produção de materiais inovadores de divulgação técnico-científica de temas de impacto social relacionados aos projetos de pesquisa desenvolvidos nos programas de pós-graduação (PPGs) da UFMS, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) lançaram edital no mês de junho com previsão de investimentos de R$ 500 mil.

O resultado preliminar das propostas aprovadas foi divulgado na última quinta-feira, 23. “Esse é o primeiro edital específico para os programas de pós-graduação. A iniciativa é muito importante para mostrar a contribuição da nossa pesquisa de maneira prática, destinada a um público específico. Ao mesmo tempo que fortalece os programas, fortalece também a Editora UFMS, que apresenta uma linha de publicação mais enxuta e  em um formato mais didático, como manual, guia ou apostila. Estamos felizes com esse resultado e vamos lançar outros, com certeza”, comenta a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro.

Foram aprovadas dez propostas de oito PPGs abordando temas como construção de secador solar, prevenção do papilomavírus humano, acidentes com escorpiões, produção de frangos e suínos do tipo caipira, fisioterapia dermatofuncional, saneamento seguro, vertebrados do Lago do Amor, manejo do solo canavieiro e recursos pedagógicos para ensino de ciências e educação ambiental.

Os pesquisadores cujas propostas não foram aprovadas podem encaminhar pedido de reconsideração até o dia 27 de julho para o e-mail cpg.propp@ufms.br. A previsão para divulgação do resultado final é dia 31 de julho e o envio do material para editoração deve ser feito até o fim do mês de outubro.

Segundo o pró-reitor da Propp, Nalvo Franco Junior, esse investimento também irá atender a uma nova demanda da Capes que vai considerar como ponto importante na avaliação dos programas para o próximo quadriênio, que leva em conta a divulgação das ações que impactam de forma positiva a sociedade.

Para acessar os editais com mais informações sobre os recursos e cronograma é só clicar aqui. A relação das propostas aprovadas e as não aprovadas está disponível abaixo.

Download (PDF, 246KB)

Texto: Vanessa Amin