16 de abril de 2024 - 05:02

União reconhece situação de emergência em Bonito e Anastácio

Foi publicada na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial da União, portaria que oficializa a situação de emergência de Bonito e Anastácio pelo Governo Federal. Os dois municípios foram seriamente afetados pelas fortes chuvas de fevereiro e também receberam recursos estaduais para auxiliar na processo de recuperação de locais danificados.

Cheia rio Aquidauana (Foto: Chico Ribeiro)

Com o reconhecimento por parte da União, os gestores dos dois município poderão solicitar recursos para ações de resposta, como construção de pontes, assistência aos desabrigados e restabelecimento de serviços essenciais.

Anastácio foi afetado pela cheia do Rio Aquidauna, que chegou a ficar 9 metros acima do nível normal e inundou completamente o acesso entre o município a cidade vizinha de mesmo nome do Rio. O Exército precisou montar uma ponte improvisada para facilitar a travessia dos moradores que precisam transitar entre as duas cidades diariamente.

Já em Bonito, além do município estimar um prejuízo superior a R$ 10 milhões entre setor público e privado, o turismo também foi fortemente prejudicado.  Foram solicitados inclusive, ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, a extensão do prazo de pagamento de financiamentos dos empresários dos atrativos turísticos e alocação de novos recursos destinados a reconstrução de deques, trilhas, passarelas, bem como outros espaços físicos danificados pela chuva e cheia dos rios. Alguns atrativos, como o Balneário Municipal, ainda estão fechados.

Distrito Águas do Miranda foi uma das regiões mais afetadas (Fotos: Jabuty/PMB)

No Águas do Miranda, cerca de 60 famílias, entre ribeirinhos e moradores, tiveram que deixar suas casas. O Rio Miranda subiu cerca de 3 metros acima do nível normal e inundou propriedades e imóveis. A Coordenadoria da Defesa Civil deu início nesta segunda-feira (12) à distribuição dos donativos recebidos no final de semana, angariados pelo Grupo Escoteiro Mário Dilson, de Campo Grande, em ação realizada na Praça do Rádio Clube. O frete do transporte do material arrecadado até Bonito foi pago por empresas daquele município.

As doações consistem principalmente em roupas, alimentos e água mineral e estão sendo distribuídos na Escola Municipal Rural de Águas do Miranda.