plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 17:07

Uma viagem aos primórdios de nossos ancestrais, exposição de paleoartista percorre MS

Você já pensou em conhecer uma Preguiça-Gigante, Dentes-de-Sabre, ou um Tatu Gigante?  Se surpreender em uma viagem aos primórdios de nossos ancestrais. É exatamente essa a sensação quando visitamos a exposição do Espaço cultural histórico e pré-histórico de Mato Grosso do Sul em Bonito. E foi a mesma sensação de surpresa que tiveram o governador Reinaldo Azambuja, turistas e visitantes ao se depararem com a Preguiça-Gigante, Dentes-de-Sabre, Abelissauro (dinossauro carnívoro) e Gliptodonte e outros animais pré-históricos que se materializaram nas mãos criativas de João Xavier, um paleoartista de Nioaque (MS).

Governador se surpreende com os animais que habitaram a região há mais de 10 mil anos

Dentre os trabalhos do artista, são apresentadas réplicas de fósseis encontrados na Gruta do Lago Azul em Bonito. João Xavier aproveitou a visita à sede da TVE nesta sexta-feira (01), para divulgar seu trabalho e explicar a técnica que utiliza para reproduzir a fauna que habitou a região há mais de dez mil anos.

“Sou um apaixonado, um aficionado pela paleontologia, consegui unir minha técnica artística ao estudo dos fósseis, reproduzindo, dessa forma, vários animais que habitaram Mato Grosso do Sul, principalmente os fósseis das regiões de Bonito, Nioaque e Alcinópolis”, pontua João.

Reconstituição Paleontológica é a concepção artística de um ser vivo e/ou ambiente pretérito a partir de evidências fósseis

As obras do artista podem ser vistas em locais públicos de Nioaque (réplica de um Abelissauro na entrada da cidade) e Bonito (Preguiça-Gigante, Gliptodonte, Dentes-de-Sabre e casal de nômades). João prepara uma exposição itinerante com suas esculturas, e a abertura será em Corumbá, na 14ª edição do Festival América do Sul Pantanal. O evento será de 26 de novembro a 3 de dezembro nas cidades de Corumbá e Ladário, além de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, na Bolívia.

“Farei uma Corumbella (pequeno animal invertebrado que recebeu esse nome em homenagem à Corumbá, cidade em que o fóssil foi encontrado) para as pessoas perceberem como esse organismo era. Todas as minhas peças são interativas, as pessoas podem se aproximar delas, perceberem como era a fauna pré-histórica. A iniciativa vai ocorrer no Festival América do Sul”, afirmou o autor.

Dentre os trabalhos do artista, são apresentadas réplicas de fósseis encontrados na Gruta do Lago Azul em Bonito

Empolgado com o projeto que desenvolve, João explica em detalhes como aproveita elementos fósseis para criar exemplares de animais extintos. “Copio a matéria prima com uma técnica especial, para não interferir na sua composição, e reproduzo os exemplares fósseis utilizando resina e fibra de vidro. Os animais ancestrais que faço serão revestidos com pele e pêlo sintéticos, para se aproximarem ainda mais da realidade”, adianta.

Reconstituição Paleontológica é a concepção artística de um ser vivo e/ou ambiente pretérito a partir de evidências fósseis. O conjunto de técnicas utilizadas para recriar essa concepção é chamada de paleoarte, enquanto paleoartista é o nome dado ao ilustrador/escultor/desenhista, especializado em paleoarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *