plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 20:56

Uma em cada cinco adolescentes já sofreu violência sexual, mostra levantamento do IBGE

A violência sexual, infelizmente,  é um problema frequente na vida de muitos adolescentes brasileiros, em especial as meninas. Foi isso que revelou uma pesquisa do IBGE. Segundo o estudo, uma em cada cinco estudantes de 13 a 17 anos dizem já ter sido tocadas, beijadas ou expostas contra a vontade. Quase 9% afirmaram terem sido forçadas ao sexo.

Os meninos também são vítimas: 9% afirmaram já ter sidos importunados sexualmente; e 3,6%, obrigados a fazer sexo, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, que entrevistou mais de 160 mil estudantes de 13 a 17 anos. Pessoas próximas dos jovens, como namorados e familiares, são os principais autores das violências.

Segundo a psicóloga e pesquisadora da Fundação Abrinq, Bruna Latrofe, muitas vezes o agressor faz ameaças para manipular a vítima, que fica ansiosa e receosa, e acaba por não denunciar. Ela afirma que os pais, antes de tudo, precisam ter um canal de diálogo aberto sobre sexualidade com os filhos. E, caso identifiquem algum sinal de alerta, devem ter confiança neles e procurar ajuda especializada.

Saiba mais na reportagem de Maristela Cantadori

 

  • Entre os sinais que podem ajudar a identificar uma vítima de violência sexual, além de marcas físicas, estão mudança de comportamento repentina, ansiedade, agressividade, queda no desempenho escolar e retraimento social. Também a falta de vontade de voltar para casa, quando a violência acontece na residência.
  • As denúncias podem ser feitas em delegacias e nos Conselhos Tutelares. Também o canal Disque 100, que recebe denúncias anônimas e funciona 24 horas todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *