plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 12:36

Um sertão sobrenatural toma conta da Cadeira do DJ com Márcio Benjamin

Na Cadeira do DJ recebeu Benjaim, Fábio Q e Thais Pompêo que, com Rockenback, falaram sobre o Arte da Palavra desta terça. (Foto: Divulgação)
Benjamin, Gilson, Fábio Q, Thais Pompêo e Celito, presentes no Cadeira do DJ para falar sobre o Arte da Palavra desta terça. (Foto: Divulgação)

A Cadeira do DJ de segunda-feira (26) foi do escritor potiguar Márcio Benjamin. O autor da antologia de horror “Maldito Sertão” veio a Campo Grande participar do circuito Arte da Palavra no Sesc Cultura, que acontece nesta terça (27), às 19h30. Acompanharam na conversa a Analista em Cultura do Sesc (Serviço Social do Comércio), Thais Pompêo, e os mediadores do Arte da Palavra de terça, o quadrinista Fabio Q. e o produtor Daniel Rockenbach.

O projeto Arte Da Palavra (Rede Sesc de Leituras) tem o objetivo de realizar um intercâmbio entre escritores brasileiros e leitores. Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o circuito promove a circulação de autores com obras em diferentes gêneros literários para além dos seus Estados de origem. Em 2018, 70 escritores viajaram pelo país, participando de encontros literários em mais de 80 cidades.

Segundo Thais, o Sesc de cada cidade recebe uma lista de autores e define uma agenda indicando mediadores locais para a conversa entre público e escritores. Em Campo Grande, em 2018, estiveram autores como Reinaldo Moraes (Pornopopéia), o tradutor Christian Schwarz, os escritores Sidney Rocha e Tiago Tizzot e os poetas Bruna Beber, Nicolas Behr e Ricardo Aleixo.

Thais Pompeo é pesquisadora e Analista em Cultura do Sesc Cultura de Campo Grande. Jornalista formada pela PUC/SP, mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS e especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Observatório Itaú Cultural e Universidade de Girona. Ela é uma das responsáveis pela agenda do Sesc Cultura e do projeto Arte da Palavra. Para ela, o projeto permite um intercâmbio inestimável entre público e autores. “É uma experiência e tanto conhecer os autores, descobrir novas obras, é algo que o público não está acostumado”., conta.

O último Arte da Palavra do ano é com o autor de livros de terror Márcio Benjamin e o quadrinista Geuvar Oliveira em conversa que será mediada por Rockenbach e Fabio Q. em evento aberto ao público no Sesc Cultura.

Evento no Sesc Cultura tem entrada gratuita, mas vagas são limitadas

Márcio Benjamin é participante usual de antologias de terror e estreou seu primeiro livro de contos “Maldito Sertão” em 2012, que foi quadrinizado em 2016. Participou da Primavera Literária Brasileira em Paris, em 2016 e lançou seu trabalho na XXVI Feira do Livro de Havana em 2017, tendo composto a coletânea Literatura Brasilis – Coleccíon Potiguar (CJA Edições).

Da antologia “Maldito Sertão”, os contos “Oratório” e “Uma casa de muro branco” ganharam adaptações para as telas pelos acadêmicos da UNP (Universidade Potiguar). Márcio também escreveu “Fome”, um romance de horror com zumbis no sertão. A obra de Márcio se destaca pela regionalidade, suas tramas se passam no sertão e são facilmente reconhecíveis por um leitor de clássicos como “Grande Sertão Veredas” ou “Vidas Secas” principalmente pelo enfoque que o autor dedica às lendas do folclore brasileiro.

Sobre o evento, Márcio destaca que “o mais interessante é a troca com o público. A cada evento desses conheço gente de todos os tipos, ouço histórias diferentes, algumas viram conto até. Essa oralidade rende muitas histórias, muitos causos e disso aproveito muito nas viagens”. Só em 2018, o autor fez sete Estados no circuito.

O quadrinista Geuvar Oliveira acompanha Márcio no evento. Ele é natural de Imperatriz (MA), formado em Letras pela faculdade Ceulp/Ulbra e em Teatro pela UFT. Tem várias obras de quadrinhos publicadas, produziu algumas exposições de Arte Visual no Tocantins. Atualmente mora em Palmas. Sua obra mais famosa é “Mugambi”, HQ de ficção científica e terror além da sua participação na “Liga do Cerrado” e o trabalho recente com charges.

A mediação da conversa com os autores será feita pelo produtor do Cadeira do DJ, Daniel Rockenbach, e o quadrinista Fabio Q. Daniel é escritor e ativista literário. Mantém na internet e nas redes sociais o projeto sobre ficção científica Sentinela Positrônica, além de mediar o grupo de leitura Vórtice Literário. “Mediar a conversa com os autores é importante como apresentação. Como nem todos no público tem a oportunidade de ter lido o autor, cabe ao mediador que já leu apresentar um ponto de vista sobre a obra e guiar a conversa de modo aos espectadores conhecerem melhor o escritor e sua obra”, disse Daniel.

Fabio Q. é muralista, grafiteiro, artista visual e quadrinista. Escreveu os contos “Tiro Na Fuça” e “Filhas de Quimera – ou Fábulas Nunca Morrem” além de escrever e desenhar as HQs “Janela da Alma” e “Onírica”. Natural de São Paulo, Fabio reside em Campo Grande, onde já fez intervenções em murais em locais como o Ateliê 118 e a Brava. Para Fabio, o mais interessante é a contemporaneidade. “Na escola, os jovens encaram os escritores como alguém distante, já falecido até. Poder encontrar um autor e perceber o artista enquanto uma pessoa normal dá outra perspectiva. O público e artista de hoje tem se aproximado cada vez mais e isso fortalece os movimentos”.

Serviço: O Arte da Palavra – Terror (en)quadrados literários acontece no Sesc Cultura, às 19h30 desta terça-feira (27). A entrada é franca, só é recomendável chegar antecipadamente para reservar lugar, as vagas são limitadas. O Sesc Cultura fica na avenida Afonso Pena, 2.270, Centro.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou pela Live na fan page do programa no Facebook. O Cadeira do DJ também está no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *