18 de abril de 2024 - 14:15

UFMS e CNPq firmam parceira pioneira

Uma parceria pioneira com foco na inovação é a proposta do protocolo de intenções assinado nesta quarta-feira, 4, entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O documento, assinado pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e o reitor da universidade, Marcelo Turine, prevê a implantação de três programas: Programa de Pesquisador Visitante (Estrangeiro e Nacional); Programa de Bolsa de Doutorado em Inovação na Indústria; Programa de Bolsa de Mestrado em Inovação na Indústria; e Programa de Iniciação em Empreendedorismo e Inovação.

Para essas iniciativas, o CNPq concederá, neste primeiro momento, 35 bolsas, sendo 20 de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI), 10 de mestrado e 5 de doutorado. Pela UFMS, serão contratados 20 pesquisadores visitantes por meio de concurso a ser lançado em breve.

O diferencial, conforme explicou Mario Neto, é o vínculo das bolsas a projetos que estejam diretamente relacionados à busca de soluções para problemas apresentados por empresas da região. “Essa iniciativa é importante para servir de exemplo para todo o país para que possamos criar uma cultura não só científica, mas de inovação e empreendedorismo entre os jovens” ressaltou o presidente do CNPq.

Para Mario Neto, a construção dessa cultura é fundamental para que a sociedade entenda a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação. “A ciência ainda não é um valor para a população, como é a saúde, a educação e a segurança, por exemplo. Mas é porque eles não entendem que os problemas nessas áreas são resolvidos justamente com pesquisa científica, tecnológica e inovadora”, ponderou.

Para o reitor da UFMS, a ideia é justamente mostrar que é possível construir um país mais competitivo e mais sustentável por meio do investimento em inovação. “A educação é imprescindível, mas sem inovação, não se sustenta”, afirmou Turine.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, o Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo Santana, a Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini; a vice-reitora da UFMS, Profª Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), Nalvo Franco de Almeida Junior; o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino; e o Diretor-Superintendente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça; além de parlamentares.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Fonte: UFMS