25 de abril de 2024 - 01:21

UFGD prevê abertura de 20 bases de dados em Plano de Dados Abertos

Dentre as bases que serão abertas estão cursos de graduação e de pós-graduação, alunos ingressantes e concluintes, servidores, cargos comissionados e obras em andamento

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) disponibilizará 20 bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos ao longo dos próximos dois anos (2020-2021). As bases serão disponibilizadas no formato aberto, o que permite que sejam livremente acessadas, utilizadas, modificadas e compartilhadas por qualquer pessoa, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

Está prevista, inicialmente, a abertura de vinte bases de dados da UFGD, dentre as quais se destacam: cursos de graduação e de pós-graduação, projetos de pesquisa, alunos ingressantes e concluintes, servidores, cargos comissionados e funções gratificadas, obras em andamento e contratos. As primeiras bases serão abertas e junho de 2020.

A iniciativa faz parte do Plano de Dados Abertos da Universidade Federal da Grande Dourados (PDA/UFGD), aprovado pela Portaria RTR nº 241, de 06/04/2020. O objetivo é priorizar o interesse público por dados específicos sob a competência da Universidade. Para isso, foi realizada consulta pública do inventário de bases da UFGD, para que fossem apontadas as de maior interesse da sociedade. A partir dessas informações, as bases mais votadas foram priorizadas e resultaram em um cronograma de publicação com duração de dois anos.

A elaboração do Plano de Dados Abertos faz parte das exigências da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, estabelecida pelo Decreto nº 8.777/2016 e pela Resolução nº 3/2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA).

O Plano de Dados Abertos da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (PDA/UFGD) constitui instrumento de planejamento e coordenação das ações de disponibilização de dados da Universidade em formato aberto e é parte das iniciativas e projetos institucionais direcionados à transparência.

Com a implementação das atividades previstas no PDA/UFGD pretende-se ampliar a transparência dos atos de gestão da Universidade, aperfeiçoar a divulgação de suas informações à sociedade e promover o controle social.

Resumidamente, no PDA/UFGD é possível encontrar o inventário de dados da UFGD, o resultado da consulta pública que mediu o interesse da sociedade pelas bases da UFGD, a seleção dos dados que serão abertos, o cronograma de publicação das bases de dados e outras ações e definições referentes a dados abertos.
Conheça a página de Dados Abertos da UFGD pelo link: https://www.ufgd.edu.br/setor/acessoainformacao/dados-abertos

Acesse o documento pelo link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/ACESSOAINFORMACAO/Dados%20Abertos/PDA%20UFGD_2020-2021.pdf

FONTE: Equipe PDA/UFGD