plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 23:00

UFGD e Universidade de Wakayama: metas para 2018 fortalecem acordo de cooperação

A reitora da UFGD, Liane Calarge e o Vice-Reitor, Marcio de Barros receberam, na semana passada, o Sr. Osamu Hazama, Presidente da Associação de Intercâmbio de Wakayama, do Japão, em uma reunião que contou também com o Presidente da Associação Nipo-Brasileira, Kenji Shibata, representantes do Escritório de Assuntos Internacionais e da PROEX, e da Professora de japonês da UFGD, Stephany Fukuda.

O objetivo da reunião foi estabelecer ações para que o acordo de cooperação entre a UFGD e a Universidade de Wakayama obtenha avanços no sentido de promover o intercâmbio entre estudantes dos dois países. A UFGD, que possui programa de bolsas em universidades com as quais tem parceria, publicou recentemente uma chamada para a Mobilidade Acadêmica na Universidade de Wakayama, para estudantes de graduação. Da mesma forma, tem muito interesse em receber alunos de lá.

De acordo com o Sr Hazama, o interesse é recíproco, uma vez que das instituições exteriores com as quais a Universidade de Wakayama tem convênio, nenhuma provém de países da América do Sul. A UFGD é a primeira do continente a possuir um acordo de cooperação e pode ser a primeira a fazer um intercâmbio entre os alunos.  Disse ainda que essa parceria pode trazer muitos benefícios culturais e econômicos tanto para Wakayama como para Dourados, onde vivem cerca de 40.000 japoneses de origem Wakayama.

Liane Calarge sugeriu montar um plano de trabalho para ser apresentado ainda este ano. Seria um projeto para estabelecer em quais as áreas específicas os alunos da UFGD poderiam fazer um intercâmbio e qual o objetivo das atividades que seriam realizadas. Aproveitou também para falar sobre o suporte dado pela Universidade aos alunos estrangeiros, como por exemplo: moradia, alimentação e auxílio financeiro.

Com este plano de trabalho estabelecido, o próximo passo seria uma viagem ao Japão para conhecer mais a fundo a Universidade, uma vez que a cultura dos dois países são muito diferentes. A reitora estuda a possibilidade de enviar um grupo de pessoas para lá em 2018. Ela acredita que através destas duas ações – projeto e visita à Universidade de Wakayama – será possível fortalecer a parceria.

Além do Japão, a UFGD possui acordos de cooperação com: Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Itália, Portugal, Polônia, Reino Unido, Senegal, Peru, México, Moçambique, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Chipre, Colômbia, Cuba, Equador, Eslovênia e Guiné-Bissau.

FONTE: UFGDnet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *