29 de março de 2024 - 05:09

Ueze Zahran será homenageado na programação especial da TVE Cultura

Entrevista com o empresário, um dos pioneiros nas telecomunicações em MS, será exibida nos dias 8 e 9 de janeiro

Entrevista de Ueze Zahran ao Alma Guarani será reapresentada na programação especial da TVE Cultura. (Foto: Reprodução)

O empresário Ueze Zahran, um dos pioneiros nas telecomunicações no atual Mato Grosso do Sul, será homenageado durante a programação especial de fim de ano da TVE Cultura. Fundador da TV Morena e da Rede Mato-Grossense de Comunicações, bem como da Copagaz, ele faleceu na tarde desta quinta-feira (27) em São Paulo aos 94 anos, deixando um legado marcado pela perseverança e inovação. Boa parte de sua trajetória será relembrada em especial que vai ao ar nos dias 5 e 6 de janeiro de 2019 –sábado e domingo– na emissora pública sul-mato-grossense.

A TVE Cultura vai exibir entrevista gravada em 2007, exibida à época no programa Alma Guarani. Em entrevista ao jornalista Bosco Martins –que foi repórter da TV Morena e é o atual diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa)– e ao apresentador Zé Du, com participação especial do músico Marcelo Loureiro, Ueze Zahran revisitou sua trajetória, desde a vinda dos pais do Líbano para Bela Vista, onde nasceu, a juventude em Campo Grande, cidade que disse adorar, e os passos para consolidação de seu grupo empresarial entre os mais importantes do Brasil.

“Fui testemunha ocular do jornalismo em Mato Grosso do Sul graças à TV Morena. Ele (Ueze) foi realmente o Rondon das telecomunicações”, afirmou Bosco, comparando o empresário ao Marechal Cândido Rondon pela iniciativa de “desbravar” o setor: a TV Morena, ao lado da TV Centro América e da TV Cidade Branca, foram as primeiras do antigo Mato Grosso, cuja concessão foi conquistada em disputa com ninguém menos que Assis Chateaubriand, que comandava os Diários Associados.

“Pela primeira vez o Chateaubriand perdeu uma disputa”, lembrou Ueze Zahran na entrevista. Ele também destaca o início quase por acaso da Copagaz, com a compra de um fogão a gás em São Paulo depois que sua mãe conheceu o aparelho.

Ueze Zahran concedeu entrevista a Bosco Martins que foi ao ar no Alma Guarani. (Foto: Reprodução)

“Fui para São Paulo buscar o fogão e acabei trazendo a companhia”, brincou, explicando em seguida os meses de negociação com o governo federal para obter a licença para instalar a engarrafadora de gás liquefeito de petróleo, trazido de trem de Santo André (SP) para Campo Grande –operação que, hoje, converteu-se em uma das maiores companhias do setor do país.

No material, que vai ao ar na faixa especial de programação regional da TVE Cultura (sábado, das 8h às 11h e das 12h às 13h15; e aos domingos, das 11h às 15h), será rememorada ainda a ligação entre a emissora estatal e a TV Morena. Ueze Zahran relembra também causos de sua vida e a paixão pelo cavalo árabe, que resultou na construção de um dos mais importantes haras do Estado –local onde está sua casa e foi realizada a entrevista.

150 horas de programação

A entrevista com Ueze Zahran já integrava a programação especial da TVE Cultura, que prevê a exibição, até março de 2019, de mais de 150 horas de atrações regionais exclusivas incluindo programas jornalísticos, documentários, atrações musicais e infantis, entre outras, que garantem entretenimento e cultura de qualidade sob o lema “Juventude, o MS do Futuro”.

“Idealizamos uma programação que destaca, entre seus conteúdos, a importância do jovem para a construção de nossa sociedade. Trata-se da parcela da população que, em alguns anos, ditará os rumos de nossa economia, política, cultura, mas que nem sempre enxerga perspectiva para participar ativamente do futuro do Estado”, afirma Bosco Martins. “Mostramos por meio do audiovisual as expectativas e o que eles já realizam e como já interagem com o mundo, sem deixar de lado a importância do passado e do seu presente”.

Dois programas da TVE Cultura traduzem a presença da juventude na nova grade: o UniversoTop, elaborado por estudantes de Jornalismo da UFMS e que traz produções pensadas neste público-alvo; e o especial Guateka, ficção que retrata como o grupo de rap indígena Brô MCs usa da rima para expor a realidade e preconceitos que enfrentam e a luta por terras.

Entre as atrações, foi reservado para o dia 1º de janeiro, a partir das 9h, as transmissões ao vivo das posses do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e do governador reeleito Reinaldo Azambuja. Entre elas, a TVE Cultura levará ao ar o especial alusivo aos 150 anos da Retirada da Laguna. A encenação contou com a presença do novo presidente e do governador.

Como assistir

Toda a produção será transmitida por meio de sinal digital, garantindo alta qualidade de som e imagem. No sinal aberto, a TVE Cultura Digital pode ser sintonizada no canal 4.1, em Campo Grande e Terenos, e 13.1 em Dourados. A emissora também está presente em outras cidades do interior, em sinal analógico, e via satélite.

Você pode conferir a programação especial da TVE Cultura nos horários especiais –de segunda a sexta-feira, a partir das 9h15; no horário de almoço e na faixa nobre, a partir das 19h–; às sextas-feiras, às 21h15; aos sábados, das 8h às 11h e ao meio-dia; e nos domingos, a partir das 11h. Na internet, pode acompanhar também pelo Portal da Educativa.