28 de março de 2024 - 04:28

UEMS publica Guia de Retorno de Atividades Presenciais – Edição 2022

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou a versão consolidada do Guia de Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade – Edição 2022, que tem por objetivo organizar e recomendar medidas a serem tomadas pelas Unidades Universitárias da UEMS na retomada das aulas presenciais para este ano.

A principal premissa do Guia institucional da UEMS estabelece que o retorno das atividades presenciais será realizado de acordo com as condições sanitárias e a situação da cobertura vacinal, sendo orientado pelo conhecimento científico e por orientações das autoridades sanitárias nacional, estadual e municipais. Acesse o documento AQUI.

O Guia orienta toda a comunidade universitária neste momento de preparo da estrutura institucional e de retomada das atividades presenciais durante a pandemia de covid-19. Trata-se de um trabalho que procura ordenar e resumir em tópicos simples o que precisa ser feito, devendo ser atentamente consultado todos os dias, em tempos de crise e muita informação, em cada fase de avanço. O trabalho segue as orientações do Plano de Biossegurança da UEMS, desenvolvido sob responsabilidade do Comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES).

A vice-reitora da UEMS, profa. Dr. Celi Correa Neres, que também é a presidente CAUES, destaca que, depois de um longo período com atividades presenciais suspensas, a Universidade efetiva seu retorno presencial, de forma cautelosa. “A decisão do retorno das aulas presenciais, aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) em 15 de dezembro de 2021, levou a Universidade retomar o Guia de Retorno Gradual de Atividades Presenciais, com o objetivo de redimensionar as orientações relativas aos eixos de biossegurança, estratégias de acolhimento e orientações pedagógicas para que a instituição pudesse planejar um retorno seguro para todos os integrantes da comunidade acadêmica da UEMS”, detalha Celi.

De acordo com Celi, a preocupação é trabalhar com o retorno das atividades presenciais para recondução de um ensino de qualidade, atividades de extensão e pesquisa que garantam a formação qualificada aos nossos discentes. “O retorno está sendo planejado de forma segura e terá como base as condições sanitárias de cada município do Estado de Mato Grosso do Sul, nos quais a UEMS tem Unidades Universitárias”, finaliza a vice-reitora da instituição.

Anexos: