plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 02:21

UEMS inicia cursos de informática para mais de 180 militares em Dourados

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA), realizou a aula inaugural dos cursos de informática nos níveis básico e intermediário oferecidos aos soldados recém-ingressos no serviço militar, em Dourados. O evento foi realizado nesta segunda-feira (1°), na Brigada Guaicurus. Ao todo, 187 soldados se inscreveram para as aulas.

batalhãoO professor André Chastel, do curso de Ciências da Computação, ministrou a aula inaugural dos cursos, que ocorrerão a partir desta terça-feira (2) até 28 de outubro. Os militares que se destacarem durante as aulas terão o benefício de participarem dos cursos prêmios, que serão de “programação web” e “edição de imagens”, previstos para novembro.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora da UEMS, Glaucia Gabriel Sass, os cursos têm um caráter de inclusão digital, surgiram da parceria da UEMS com o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras) e da necessidade de capacitar os soldados.

“A parceria do GPCA com o Exército tem várias frentes e uma delas é o ensino e a capacitação. Serão seis turmas, com 187 soldados, com capacitação de informática básica e intermediária. O primeiro formato deste curso ocorreu no segundo semestre de 2015, mas era somente de informática básica e formou 140 soldados”, explicou a professora.

Para o Coronel Mauro Aparecido Ribeiro, coordenador da seção de projetos da Brigada, a importância da parceria é a conquista da área educacional, “nós estamos com jovens que vão ficar em torno de sete anos conosco, então precisamos que eles tenham agregação de conhecimento neste período. Esta parceria dá, antes de tudo, um grande motivador, pois o jovem ao entrar no Exército quer muito ser soldado e aprender, para que ele possa voltar para a sociedade mais capacitado”, enfatizou.

Capacitação
As aulas de informática serão ministradas nos laboratórios do Bloco G da unidade da UEMS em Dourados. Cada módulo terá carga horária de 48 horas, sendo que cada turma terá quatro aulas, uma vez por semana, pelo período de 12 semanas.

O soldado, Alex Alberto Requena Nunes, entrou este ano no exército e não sabia que da parceria para a capacitação. “Fiquei sabendo este ano e fiquei muito feliz, porque eu tenho conhecimento de informática, mas não tenho certificado, então este curso vai me beneficiar muito e a todos aqui, espero aprender muito mais”, disse.

Texto: Eduarda Rosa/ Comunicação UEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *