plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 09:13

Uems de Campo Grande abre curso de Português para refugiados e imigrantes

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Campo Grande oferece um curso de Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade. O objetivo é ajudar os estrangeiros que necessitem aprender a língua portuguesa para melhor se inserirem na sociedade e no mercado de trabalho.

As inscrições vão até dia 19 de junho, quando começa o curso, e podem ser realizadas na Casa de Assistência Social e Cidadania (Casc), onde também será realizado esse módulo do curso.

Para se inscrever, o refugiado ou imigrante deverá apresentar o passaporte, CPF (se tiver), uma foto 3×4 e o endereço completo. “Nesse primeiro momento estaremos fazendo o módulo de acolhimento, recebendo esses refugiados e imigrantes. Estaremos ensinando o básico para a comunicação em nosso país. Em seguida, teremos outros módulos com mais aprofundamento na Língua Portuguesa, que serão realizados na Uems”, explica o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Neppe), professor doutor João Fábio Sanches.

O Neppe é um projeto originário da Universidade de Brasília (Unb) e essa é a primeira vez que será executado em outra Universidade. Na UnB, mais de setecentos estrangeiros são atendidos por ano pelo Núcleo. Na Uems, o curso é desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Neppe/Uems) e o Projeto de Extensão “Uems Acolhe – Língua, Cultura e Acolhimento em Contexto de Imigração e Refúgio”, com apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Outras informações sobre o Neppe é só acessar o site ou diretamente com o professor João Fábio, pelo endereço joaofabio@uems.br.

Para mais informações sobre as inscrições, os refugiados ou imigrantes podem ligar nos telefones (67) 3321-3228 ou 3382-9788 ou mandar email para  acolhimentouems@gmail.com. A Casa de Assistência Social e Cidadania (Casc) fica na rua Marechal Cândido Mariano, 713, Centro, em Campo Grande.

Emmanuelly Castro – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Foto: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *