TVE Cultura MS e Escolagov discutem parceria para transmissão de cursos na televisão

Compartilhe:

A TV Cultura Mato Grosso do Sul em conjunto com a Escolagov – Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – deu o primeiro passo de formalização de parceria para transmissão de conteúdo pela TV aberta. A exemplo do que acontece com a TV Reme e TV SED, os alunos dos cursos realizados pela instituição poderão em breve acompanhar as aulas pelo canal 4.4, ou ainda pela parabólica e pelo portal da TV Cultura MS.

Durante uma reunião virtual se discutiu a implantação da transmissão dos cursos. O diretor-presidente da TV Cultura MS, João Bosco Martins, explicou que há a possibilidade de se criar mais um canal exclusivo, no prefixo 4.4, para essa grade curricular. “Com a autorização do Governo Federal da criação da multiprogramação podemos ter quatro canais em um. Assim, temos a programação normal no 4.1 e já destinamos outros dois canais, 4.2 e 4.3 para a transmissão de aulas aos alunos da Rede Municipal de Ensino e também da Rede Estadual, respectivamente. Agora, com essa nova modalidade, poderemos levar os cursos profissionalizantes aos estudantes da Escolagov”, afirmou Bosco.

O professor Wilton Paulino Junior, presidente da Escolagov, foi mais além, e sugeriu ainda, formar uma parceria de conteúdo junto à UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, para que eles também possam disponibilizar alguns cursos aos estudantes universitários. Essa proposta será encaminhada e ainda discutida com a reitoria da instituição de ensino.

Participaram da reunião virtual, representantes da TV Cultura de Mato Grosso do Sul, da Escolagov, da SGI – Superintendência de Gestão da Informação. Na próxima semana um novo encontro por videoconferência deverá ser realizado para tratar dos detalhes finais para que o mais rápido possível, os estudantes possam acompanhar os cursos da Escolagov.

Escolagov

A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul foi instituída através da Lei n° 2.155, de 26 de outubro de 2000. A entidade foi criada para promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão.

Desde sua criação, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul garantiu a milhares de servidores públicos a oportunidade de ampliar conhecimentos e adotar atitudes profissionais voltadas ao cumprimento de seus deveres com ética e eficiência. Também contribuiu para a melhoria da gestão pública e para a modernização do Estado.

A Fundação desenvolve atividades alicerçadas em três linhas de atuação: Desenvolvimento do Servidor Público, Desenvolvimento da Cidadania e Melhoria da Governança.

Cursos

o catálogo de cursos da Escolagov reúne 24 cursos de qualificação e aprimoramento profissional na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Com foco na área de Gestão Pública, estão disponíveis na Plataforma de Ensino da Fundação, os cursos de Noções Básicas da Administração Pública, Planejamento Estratégico, Metodologia da Gestão por Processos e Elaboração e Gerenciamento de Projetos. Para atender ao programa Gestão Por Competências é ofertada a trilogia que inclui a Introdução à Gestão por Competências (PGDI), Acompanhamento do PGDI e Avaliação por Desempenho Individual (ADI).

No setor de Compras, os cursos disponíveis envolvem quatro áreas: Licitação, Contratos e Registro de Preços, Gestão de Convênios na Administração Pública e Pregão Presencial/Eletrônico. Já na área de Sistemas estão inclusos, E-DOC Municípios, E-DOC Sistema de Comunicação de Eletrônica, Gestão de Patrimônio Imobiliário, Plano Anual de Compras Governamentais e Elaboração/Gerenciamento de Projetos SE SUITE.

Classificados como cursos da área “Geral”, estão inclusos na categoria, as formações com foco no Software Excel, além de abordagem sobre Benefícios Previdenciários, Defesa Pessoal -Suprema Defesa 3E e Primeiros Socorros. E por fim, a área de especialidades que abriga os cursos de Boas Práticas Agropecuárias e Noções Básicas de Primeiros Socorros para a Rede Pública de Ensino.

“O momento é de desenvolvermos novas habilidades, fazermos parte de novos projetos e também de obter novos conhecimentos”, destaca o diretor-presidente da Fundação, Wilton Paulino Junior, ao justificar a importância dos servidores permanecerem em constante busca por aprimoramento profissional.

Com carga horária compreendida entre 4h a 30h/aulas, os cursos são oferecidos gratuitamente, inclusive com certificação. Para se inscrever basta acessar o site www.escolagov.ms.gov.br, acessar a Aba Portal do Aluno e se matricular no curso desejado.

Por Alberto Gonçalves


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *