20 de abril de 2024 - 04:12

TVE Cultura estreia programa para revelar os segredos da linguagem no dia a dia

Produzido em parceria com a Uems, Conexão Linguagem e Leitura vai abordar as diferentes formas de leitura, do ato em si até sua presença no cinema e jogos
Atração vai ao ar às sextas-feiras na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa. (Imagem: Reprodução)

Estreia às 18h30 desta sexta-feira (9) na TVE Cultura o programa Conexão Linguagem e Leitura, que vai abordar os diferentes aspectos da linguagem humana, desmistificando e explicando os meios de se ler e absorver informações no mundo. A atração, voltada ao público em geral, vai abordar o processo em aspectos do dia a dia, seja diretamente em sala de aula, no próprio ato de ler ou práticas como a de ir ao cinema ou jogar videogame.

O programa é uma coprodução da emissora com a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio do curso de Letras da Instituição. “A leitura é universal: quando você observa uma pessoa já faz uma leitura dela”, afirmou a jornalista Lucineia Ramos, uma das idealizadoras e apresentadores do Conexão Linguagem e Leitura.

Lucinéia Ramos também será uma das apresentadores do programa. (Imagem: Reprodução)

O programa, destacou ela, terá vários quadros, abordando a leitura, experiências em sala de aula e a linguagem no cinema e nos jogos. Os temas serão abordados de forma contemporânea, “para desmistificar o funcionamento da linguagem para o público em geral”. A participação das crianças, questionando até mesmo a origem de determinados termos, será uma das constantes na atração, que conta ainda com a participação de vários apresentadores.

O Conexão Linguagem e Leitura foi produzido ao longo de seis meses, entre as etapas de pesquisa, produção e gravação, tendo os cinco primeiro episódios da primeira temporada já concluídos e novos programas já estão em fase de elaboração. A atração vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h30, na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa.