Bloco popular Capivara Blasé deve arrastar 45 mil foliões na Esplanada Ferroviária no Carnaval de 2020
Campo Grande (MS) – O bloco carnavalesco Capivara Blasé vai para a Esplanada Ferroviária em fevereiro de 2020 com apoio institucional da TVE Cultura MS e Educativa 104 FM. Termo de cooperação, que prevê a divulgação dos eventos carnavalescos pelas emissoras públicas, será assinado pelo diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio de Televisão Educativa (Fertel), jornalista Bosco Martins, com representantes da Associação Cultural e Urgente Companhia, núcleo de teatro e ativismo cultural de Campo Grande, idealizadores do bloco Capivara Blasé. Nesta quarta-feira, Vitor Samúdio, presidente da Associação Cultural, acompanhado de Douglas Luiz Mochinski, se reuniu om o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, para marcar a assinatura do acordo de cooperação.
Segundo os coordenadores do bloco carnavalesco, sem perder de vista a alegria, proporcionar diversão à população, neste Carnaval Capivara Blasé vai focar na conscientização dos foliões sobre a necessidade de preservar o patrimônio, realizar uma festa sem danos e depredação de bens públicos. Por isso está se buscando a parceria institucional, na comunicação, serviços públicos urbanos e segurança pública.
Para manter a Esplanada limpa, há ideia de buscar o apoio das cooperativas de coleta seletiva de lixo reciclável, deixando o mínimo de resíduos para o serviço de limpeza pública. “Nosso lema neste carnaval será voltado à campanha educativa patrimonial, mostrando a necessidade de preservarmos o patrimônio que é de todos nós, a Esplanada dos Ferroviários e seus equipamentos culturais. É evidente que uma festa com 45 mil pessoas deve gerar lixo, mas é preciso fazer a coleta e não podemos destruir o patrimônio público”, observa Samúdio.
PRÉ-CARNAVAL ESQUENTA
O bloco entra em aquecimento já em janeiro. Ccm número de componentes reduzido, fará cinco pré-carnavais em fins de semana para divulgar o grande evento, que será a participação do Capivara Blasé nas noites de domingo e segunda-feira de carnaval. Neste carnaval a ideia é de, além do tradicional trio elétrico, contar com um palco fixo.
(Edmir Conceição)
Foto: Iasmin Biolo)