23 de abril de 2024 - 07:31

TVE Cultura cobriu Festival América do Sul Pantanal com 50 horas de conteúdo

Foram mais de 50 horas de produção e transmissão sobre o Fasp 2018. (Foto: Cezar Roriz)

Uma equipe de mais de 20 profissionais que se dedicou dia e noite para mostrar a Mato Grosso do Sul, ao Brasil e ao mundo a transformação de Corumbá na Capital da Cultura. Entre os dias 25 e 28 de maio, a programação ao Festival América do Sul Pantanal teve atenção especial da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), inclusive com a transmissão ao vivo dos principais shows pela televisão e internet.

O trabalho realizado nos quatro dias de grandes shows no festival envolveu reportagens especiais e uma cobertura exclusiva, permitindo que a audiência acompanhasse ao vivo atrações nacionais que cederam o direito de transmissão –o sambista Martinho da Vila, o rapper Criolo e as cantoras Daniela Mercury e Roberta Miranda, que animaram e emocionaram a praça Generoso Ponce.

Conforme dados da Gerência de Tecnologia e Internet da Fertel, durante os quatro dias de Fasp aproximadamente 4.600 telespectadores assistiram online a programação do festival pelo Portal da Educativa e fan page do Portal no Facebook.

O diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, destacou que a produção durante o Fasp 2018 também serviu como laboratório para a migração da TVE Cultura para a plataforma digital, que permite melhor qualidade na imagem e no som.

“Conseguimos fazer mais de 50 horas de transmissões, antecipando o cenário da TVE Digital, que até o fim de julho esperamos entregar à comunidade. Fizemos um grande laboratório em Corumbá, durante o festival, e esperamos dar continuidade no Festival de Inverno de Bonito”, declarou Bosco durante o programa Bom Dia Campo Grande, da Educativa FM 104,7.

Equipe da TVE Cultura realizou extensa cobertura em Corumbá durante o Fasp 2018. (Foto: Cezar Roriz)

O diretor da Fertel aproveitou o espaço para agradecer “à família Fertel”, que em Corumbá atuou sob coordenação de Cezar Roriz, pelo trabalho produzido durante o Fasp, bem como aos artistas eu autorizaram a transmissão dos shows para a rede pública de televisão sul-mato-grossense e ao público que acompanhou as transmissões pela TVE Cultura, no Portal da Educativa e também na página do Facebook, “que conseguiu assistir com uma maior qualidade de imagem e som não só shows nacionais, mas a diversidade de nossa cultura, multifacetária”.

“O Fasp foi uma grande oportunidade para que possamos dar continuidade à produção de uma programação de conteúdo e qualidade”, complementou Bosco Martins.

Números

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, destacou que o Fasp 2018 atraiu mais de 50 mil pessoas às suas diferentes atividades, realizadas desde 21 de maio em Corumbá, Ladário e nas cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez (Bolívia). “Tivemos um festival que atende a todas as expectativas”, afirmou.

“Foi um grande palco da cidadania, da cultura ,de respeito e paz”, salientou, reforçando o apoio prestado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Corumbá, em áreas que foram além das atrações culturais –como a logística e a segurança pública– para o sucesso do Fasp. “Tudo isso mostra aquilo que nos moveu: fazer de Corumbá o coração da região”.

Roberta Miranda fechou a última noite do Fasp: grandes artistas autorizaram transmissão de shows. (Foto: Cezar Roriz)

Segundo ele, o crescimento do Fasp abre caminho para novas conquistas no setor cultural sul-americano, como uma Carta própria apontando marcos para esta área e também no enfrentamento a problemas como o preconceito “e todos aqueles que estimulam a intolerância”. “Saio daqui com o sentimento de dever cumprido quanto àquilo que nos predispomos a entregar. E entregamos”, salientou.

Athayde ainda apontou que cada real investido no Festival América do Sul Pantanal gerou outros R$ 7 para os setores de comércio e serviços, mostrando que a cultura também é um fator de ativação da economia. “Não se deve mais falar em desenvolvimento econômico sozinho. Se ele não vem com o desenvolvimento humano é prejudicial”. O secretário finalizou reforçando que, apesar do protesto de caminhoneiros e dos problemas com transporte, Corumbá experimentou dias de hotéis lotados e grande movimento na cidade.