18 de abril de 2024 - 18:57

TV Educativa conclui readequação de estúdio e prepara telejornal

Painel que compõe o cenário do estúdio principal da Rede Educativa (Fotos: Elias Guilherme/Fertel)

A TV Educativa concluiu os trabalhos de readequação do estúdio principal da emissora para a transmissão de programas ao vivo e apresentação do telejornal, que deve estrear em breve. O estúdio foi totalmente remodelado, com sistema de acústica e novos cenários. A ideia é utilizar tanto os cenários físicos e estáticos quanto virtuais para o telejornal, programa de esportes e transmissões ao vivo.

Nessa nova fase de expansão, a Rede Educativa investe no aparelhamento dos estúdios de TV e rádio para ampliar as produções, dando mais visibilidade às transmissões de notícias e programas. “Em televisão a liberdade criativa faz a diferença, mas ter uma tecnologia que traduza a criatividade ou a inovação é igualmente importante”, diz Joel Silva, diretor de Rádio e TV. Segundo ele, há uma expectativa grande quanto aos avanços. “Tudo se adapta com o passar do tempo, a configuração de um estúdio evolui, assim como a iluminação muda”.

De acordo com o Diretor de Rádio e TV, o processo de revitalização das emissoras públicas prevê, além da readequação do espaço físico, pequenas reformas e pintura, revisão do sistema elétrico, atualização (upgrade) de sistemas e reformulação da grade de programação.

Enquanto o Departamento de Jornalismo trabalha na preparação do projeto editorial e conteúdo do novo telejornal, a TVE segue transmitindo Informes que vão ao ar diariamente (canal 4.1 TV aberta) na Rede Educativa, que inclui a Rádio Educativa, o portal e canais nas redes sociais.

A preparação do novo telejornal acontece depois do lançamento do radiojornal MS no Rádio, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Educativa FM 104.7.

A decisão da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) de aprimorar seu conteúdo busca fortalecer o papel social da comunicação, com foco na prestação de serviço e desenvolvimento de ações de cidadania.