plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de julho de 2024 - 05:17

TVE e Tv Cultura exibem documentários em comemoração aos 95 anos da Semana de Arte Moderna

Nomes como Menotti Del Picchia, Victor Brecheret e Mário de Andrade estão presentes na programação especial que a emissora leva ao ar ao longo desta semana

Para celebrar o aniversário de 95 anos da Semana de Arte Moderna, a Tv Educativa e a Tv Cultura levam ao ar uma programaçãoespecial. Até sexta-feira (17/2), em todos os dias serão exibidos documentários que relembram as transformações culturais do período e frisam a importância de figuras que marcaram o movimento, como Menotti Del Picchia, Victor Brecheret e Mário de Andrade.

Acompanhe a programação:

Terça-feira  (14/2), à 1h (00h/MS)

Menotti Del Picchia tem sua história narrada em um longa que começa nos jardins de sua casa, na Avenida Brasil, onde viveu por aproximadamente 50 anos. Foi neste local que o artista conviveu com os amigos modernistas e onde ele relembra os ideais da Semana de 22 e toda a saudade dos companheiros da época. Del Picchia fala ainda de marcos de sua carreira: ‘‘eu penso que o meu momento mais feliz foi quando escrevi Juca Mulado”, afirma. O poema clássico vendeu mais de 40 milhões de exemplares no Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, França e Polônia.

Quarta-feira (15/2), à 1h(00h/MS)

O documentário Victor Brecheret faz uma retrospectiva da vida e da obra do escultor, revelando sua trajetória desde o difícil começo na Europa, passando por  sua participação no movimento modernista de 1922 e pelo relacionamento com amigos famosos como Bourdelle e os brasileiros Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Antônio Gomide, até o reconhecimento de seu talento e da importância de sua obra. Além de depoimentos como o da viúva de Brecheret, Juranda, da filha Sandra, e da atriz Maria Della Costa, o documentário traz imagens de algumas das obras mais representativas do artista, como o Monumento às Bandeiras.

 

Quinta-feira (16/2), à 1h(00h/MS)

 

A TV Cultura faz um passeio pela trajetória de Mário de Andrade em um documentário que mostra os vários aspectos da vida e da personalidade do escritor. O escritor Rubens Borba de Moraes, que participou da Semana de Arte Moderna, dá destaque à obra Macunaíma e conta como se sentiu no Rio de Janeiro, onde foi lecionar filosofia e história da arte na Universidade Federal e organizar o patrimônio histórico nacional. O depoimento do crítico de arte Antônio Bento Alves também abre espaço para que sejam mostradas as diversas interpretações da história: na arte, por Tarsila do Amaral e Pedro Nava; no cinema, por Joaquim Pedro de Andrade; e, no teatro, por Antunes Filho.

 

Sexta-feira (17/2), à 1h(00h/MS)

 

Piano e Ganzá – O Mundo Musical de Mário de Andrade mostra a relação do escritor com a música, destacando como a expressão musical desencadeia e influencia sua obra e vida. Além disso, também explora o acervo do autor, dando ênfase à conservação dos discos particulares, cadernetas de campo, fotografias, filmes e uma série de objetos, inclusive instrumentos musicais, entre eles, o piano e o ganzá. Neste programa será possível conhecer ‘‘outros Mários’’, desconhecidos do grande público: o Mário professor de piano; o fotógrafo e colecionador; o crítico de música; e o interlocutor transpondo as barreiras existentes entre o popular e o erudito e transformando-as em material de criação e memória.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *