28 de março de 2024 - 18:29

Turma da Mônica estreia na grade da TVE

As famílias sul-mato-grossenses já podem comemorar: a turminha mais querida do Brasil será exibida em todo o Estado pela grade da TVE/MS. A emissora pública de MS mantem parceria com a TV Cultura de São Paulo, que adquiriu os direitos autorais de exibição das novas séries da Maurício de Souza Produções.

O diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins anunciou esta semana que a estreia da ‘Turma da Mônica’ está prevista para a primeira quinzena de outubro, fazendo parte do pacote de comemorações dos 40 anos de MS e da Semana da Criança.

Outra novidade é a exibição da série Mônica Toy, inédita na TV aberta. A animação em 2D é voltada ao público juvenil e adulto, com episódios curtos, de 30 segundos, que serão exibidos nos intervalos da programação.  Mesmo sem falas, a braveza da Mônica, os planos do Cebolinha e as características marcantes dos principais personagens da turminha ganham vida com uma nova linguagem, repleta de liberdade e bom humor.

Já a série Turma da Mônica é voltada ao público de seis a oito anos, mesma idade dos personagens retratados em cena, e se baseia nos quadrinhos clássicos criados por Mauricio de Sousa, que participam da infância de diversas gerações.

A programação especial da semana da criança e de comemorações aos 40 anos de MS será anunciada brevemente.

Turma da Mônica

Maurício de Sousa iniciou nos quadrinhos em 1959 com seus Bidu e Franjinha, inspirados em sua infância. No ano seguinte, os personagens ganharam espaço através da revista infantil Zaz Traz, pela Editora Outubro. Posteriormente um gibi intitulado “Bidu” foi lançado pela Editora Continental, sendo cancelado no mesmo ano. Ainda naquele tempo novos personagens foram criados, entre eles o que mais chamou atenção foi Cebolinha como coadjuvante de Franjinha.

Os personagens seguiram nas tirinhas de jornal, onde foram desenvolvendo suas personalidades. Cebolinha passou a ser o personagem principal substituindo o Bidu, e mais personagens foram se destacando e ganhando séries próprias, como Piteco, Astronauta, Horácio, Penadinho, Zezinho e Hiroshi (atualmente do universo da Turma do Chico Bento), Raposão (atualmente do universo da Turma da Mata). No entanto, mesmo com todos esses personagens, Mauricio recebeu queixas sobre a falta de mulheres em seus quadrinhos, assim Mônica foi criada em 1963, como uma personagem secundária nas tirinhas do Cebolinha. Baseada na sua filha Mônica Sousa, o sucesso e o carisma da personagem fizeram dela a protagonista das tirinhas, tornando Cebolinha seu coadjuvante no final da década de 1960.