28 de março de 2024 - 12:55

Turismo é responsável por mais de 50% dos empregos formais de Bonito, aponta Inventário

O turismo é responsável por mais de 50% dos postos de trabalho na cidade de Bonito (MS), segundo dados do Inventário Turístico de Bonito e Região relativo aos anos de 2015 e 2016, divulgados pelo Observatório de Turismo e Eventos de Bonito-MS (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e da Fecomércio-MS.

Conforme o relatório, a cidade conta com 302 empresas do setor turístico, além de 131 prestadores de serviço na área. No total, o turismo gerou 2.007 empregos formais diretos neste ano. Apenas a rede hoteleira, com 113 opções de hospedagem, gera 795 postos.

Bares, restaurantes e similares ocupam o segundo lugar, com 386 empregos diretos, seguidos de atrativos turísticos, com 301, e agências de turismo, com 196 postos.

Segundo dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a cidade fechou janeiro deste ano com 3.975 empregos formais, ou seja, 50,49% dos empregos formais diretos são gerados pelo setor turístico.

Os números são justificados pela quantidade de turistas que a cidade recebe. Apenas entre janeiro e setembro foram 157.540 visitantes.

As cidades de Jardim e Bodoquena também entraram na análise. A primeira conta com três meios de hospedagem, quatro atrativos turísticos, duas agências de turismo e cinco guias, além de cinco bares e restaurantes. Ao todo, o setor gera 39 empregos diretos.

Já a rede hoteleira de Bodoquena conta com duas opções de hospedagem, um atrativo turístico e dois bares e restaurantes. O setor turístico gera 35 postos de trabalho.