19 de abril de 2024 - 04:42

Turine assume a reitoria da UFMS e cita o Governo do Estado como exemplo de transparência

Campo Grande (MS) – Assumindo compromisso de ética, austeridade, responsabilidade e prometendo seguir o exemplo do Governo do Estado na transparência, o professor Marcelo Turini tomou posse na noite desta terça-feira (8) no cargo de reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento lotou o Teatro Glauce Rocha, teve a presença do governador Reinaldo Azambuja e, entre dezenas de autoridades, do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges.

Convocando os órgãos de fiscalização para somar na busca de soluções desburocratizantes, o novo reitor disse que caixas pretas são coisas do passado e prometeu responsabilidade na gestão da instituição. “Cada centavo que entra nessa universidade veio da contribuição de indivíduos, das famílias e das empresas. E por isso, os recursos físicos e financeiros serão bens sagrados e assim serão cuidados por essa administração”, discursou.

reitor-da-ufms-224

Turini, que aniversariou no dia da posse, manifestou comprometimento para com a formação de docentes da educação básica, ampliação na taxa de sucesso da graduação e minimização da evasão. E defendeu o que chamou de “projeto de harmonia nacional com base em valores humanísticas agregadoras”, com uma gestão inovadora e sem ideologias político partidárias. “Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu propulsor de conhecimento, meu companheiro na adversidade”, disse, arrancando aplausos da plateia.

Afirmando ter como meta tornar a universidade “um bom lugar para estudar, pesquisar e trabalhar”, Turini disse que a equipe estará sempre aberta ao diálogo. “O time que agora assume a gestão da UFMS tem acima de tudo o compromisso ético com a sociedade, no sentido de fazer uma gestão austera, eficiente, progressista e motivadora”, definiu.

reitor-da-ufms-238

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu a contribuição do novo reitor, que há nove anos atua na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS (Fundect), seis deles como presidente. E disse que o Estado quer parcerias das instituições para ajudar no desenvolvimento social, criando oportunidades e fazendo seu papel de integração.

“Pelas parcerias podemos utilizar a ciência e tecnologia a serviço do aperfeiçoamento e da qualidade do setor público e as universidades podem contribuir muito, assim como a UFMS já contribuiu”. Reinaldo mencionou a recente parceria firmada com a Universidade, por meio da então reitora Célia Maria da Silva Correa Oliveira, para a reforma do Morenão. “Vamos realizar o sonho de reativar o Morenão, e, quem sabe, numa segunda etapa, transformá-lo numa arena para a realização de atividades esportivas, culturais e eventos”.

reitor-da-ufms-154

Em seu discurso, Célia destacou as realizações dos oito anos em que esteve à frente da Universidade com o crescimento do ensino e a melhoria da estrutura, reforçando que por ser multicampi a instituição tem administração mais complexa. Nesse período, citou, foram criados 52 novos cursos, entre presenciais e EAD, 33 mestrados e doutorados e o restaurante universitário foi reativado depois de ficar inoperante por 15 anos. “Desejo que no último dia do mandato ele (o novo reitor) saia tão feliz como estamos saindo por conta de tantas realizações”, finalizou.

Nomeação

Marcelo Turine foi nomeado em 25 de novembro pelo presidente da República, Michel Temer, para assumir reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Já a cerimônia de posse em Brasília ocorreu no dia 04 de novembro. Servidor público federal desde 2002, o novo reitor é professor e pesquisador da Faculdade de Computação da Universidade Federa de Mato Grosso do Sul (FACOM/UFMS), com Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela USP/São Carlos e Pós-Doutorado em Políticas Públicas pela PUC-SP.

O mandato do novo reitor será de quatro anos. A nomeação foi feita com base em uma lista tríplice elaborada pelo Colégio Eleitoral e encaminhada ao ministério pelo Conselho Universitário.

A chapa de Turine, que tem como vice-reitora a professora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, venceu a consulta realizada em 4 de agosto deste ano entre professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, encabeçando a lista enviada ao MEC. Com base nesta lista, a escolha e nomeação coube ao presidente da República.

Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Governadoria

Fotos: Chico Ribeiro