plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 16:16

Tribunal de Justiça do Estado implantará modelo de Gestão por Competências

Na última segunda-feira (24), o Tribunal de Justiça, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoal, em parceria com a Escola Judicial de MS – Ejud, deu início à primeira etapa dos procedimentos para implantação do modelo de Gestão por Competências no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em linhas gerais, a Gestão por Competências constitui-se num moderno e eficaz modelo de gestão de pessoas, cujo objetivo é identificar, desenvolver e mobilizar as competências necessárias para o alcance dos objetivos da organização.

O primeiro passo do detalhamento em Gestão por Competências é saber quais são os requisitos necessários para o desempenho de determinada função, considerando as competências técnicas e comportamentais (conjunto de atribuições e especificação de conhecimentos, habilidades e atitudes). Em seguida, identifica-se o que o servidor que desempenha a função em questão tem a oferecer nessas competências. Feito isso, as informações coletadas são colocadas lado a lado para que se possa visualizar o resultado obtido por meio da comparação entre ideal x real (função x servidor) e, assim, sejam tomadas ações concretas e efetivas no sentido de estimular, potencializar e desenvolver as competências do servidor.

O sucesso na implantação desse modelo de gestão requer a participação e o envolvimento de toda a organização. Nesse sentido, a convite do Tribunal de Justiça, o Professor Renan Sinachi, diretor técnico de Gestão e Estratégia da Leme Consultoria, referência nacional na área de Gestão de Pessoas, ministrou a palestra “Gestão de Pessoas com Foco em Competências”, durante a qual procurou motivar uma reflexão da Alta Administração e dos Diretores de Secretaria acerca da importância, das vantagens e dos benefícios socioeconômicos gerados por meio da implantação da gestão por competências.

Também discorreu sobre os pilares da gestão por competências, diretamente relacionados com o desenvolvimento e a capacitação dos servidores, dentre eles:

Transparência: a gestão por competências permite à Gestão de Pessoal tornar claro aos servidores quais são os conhecimentos e habilidades esperados de cada um e quais são as responsabilidades inerentes de cada uma das funções que compõem a estrutura funcional do Poder Judiciário de MS, por meio da “descrição de função”;

Justiça: todas as ações da Gestão de Pessoal podem ser pautadas a partir do mapeamento das competências técnicas e comportamentais identificadas durante o processo de implantação do projeto e, assim, contribuir para uma avaliação dessas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de forma justa e criteriosa.

Meritocracia: com a ferramenta avaliativa e seus resultados, tanto os servidores como as chefias e a Gestão de Pessoal identificam e reconhecem os critérios que devem nortear a decisão de promoção e benefícios, dada a ênfase no mérito concreto e objetivo, descartando qualquer ação baseada na subjetividade.

Desenvolvimento do colaborador: a gestão por competências possibilita ao Poder Judiciário de MS e aos servidores a clareza quanto aos seus gaps (termo que designa a lacuna existente entre as competências apresentadas pelo servidor e aquelas desejadas e necessárias para que a instituição possa agir alinhada à sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos), permitindo uma capacitação mais efetiva e condizente com as reais necessidades de desenvolvimento para o efetivo desempenho da função.

Dentre os benefícios apontados pelo palestrante, mereceu atenção especial o fato de que a Gestão por Competências irá contribuir efetivamente no desenvolvimento profissional dos servidores, oportunizando potenciais melhorias no desempenho de suas funções e promovendo a consciência de um melhor conceito de entrega, mais especificamente no que se refere aos serviços prestados diretamente à sociedade.

Outro aspecto positivo desencadeado pela implantação do referido projeto é que, por meio dele, a organização se torna capaz de mensurar correta e criteriosamente o investimento destinado às reais necessidades de capacitação e desenvolvimento dos servidores. Pelo diagnóstico apresentado pelo mapeamento de competências, o Poder Judiciário de MS, por meio da Escola Judicial, será capaz de traçar um plano de desenvolvimento específico para as necessidades de desenvolvimento de cada servidor, possibilitando aferir de maneira mais sistemática os resultados obtidos após a realização das capacitações.20150828162755

Para o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal, Raphael Vicente Bilinski, a proposta de implantação do modelo de Gestão por Competências surge como uma importante alternativa no direcionamento sistemático das ações estratégicas do Poder Judiciário de MS, no sentido de melhor aproveitar o potencial dos seus servidores, contribuindo continuamente no desenvolvimento e na valorização de todos aqueles que ingressam no Judiciário do Estado.

Além dessa premissa, o diretor enfatiza que a implantação do projeto está subsidiada pelo Conselho Nacional de Justiça quando, em 2014, estabeleceu à Justiça Estadual o cumprimento da meta de “mapear, pelo menos, 60% das competências dos tribunais […]”.

Próximas etapas – A segunda fase de implantação consistirá na capacitação dos servidores que irão compor o grupo de mapeadores do projeto. O curso, que também será ministrado por um profissional da Leme Consultoria, será realizado de 1º a 4 de setembro de 2015. Durante esse período será apresentada e desenvolvida a metodologia para o início do processo de mapeamento das funções e das competências no âmbito do Poder Judiciário de MS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *