“Faço hoje o compromisso em manter a permanente capacitação dos gestores públicos, pois os Tribunais de Contas não podem ser vistos pelos mesmos como uma máquina punitiva; tudo isso, sem transgredir com o nosso dever constitucional. Vamos nos empenhar por uma presença mais orgânica e interativa do tribunal com o cotidiano das administrações jurisdicionadas e, com esse foco, vamos seguir aprimorando os instrumentos institucionais buscando conferir às inspeções e auditorias, além de sua natureza fiscalizadora, um caráter pedagógico, centrado em metas para a boa governança”.
As aspas acima integram o discurso do novo presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), conselheiro Iran Coelho das Neves, durante sua posse realizada em sessão especial do Tribunal Pleno, que reuniu no fim da tarde desta quarta-feira (12), na sede da Corte, mais de 200 convidados entre autoridades de todos os poderes do Estado, conselheiros, servidores e seus familiares e amigos.
Em seu emocionado discurso, Iran Coelho das Neves elogiou o trabalho do antecessor, o conselheiro Waldir Neves, enquanto presidente do Tribunal de Contas, bem como os avanços no aperfeiçoamento dos técnicos, o que contribuiu efetivamente para a transparência e maior eficácia na administração pública. Ele ainda se lembrou do árduo caminho percorrido ao longo de quatro décadas para chegar à presidência do TCE-MS.
“Na condição de primeiro técnico de carreira a presidir este de Tribunal de Contas, estou absolutamente convicto e da coerência em que se fundem minha história com esta casa, tenho hoje um sentimento de gratidão”, afirmou.
Na solenidade, tomaram posse, também, os membros do Corpo Diretivo do Tribunal de Contas para o biênio 2019/2020: o conselheiro Flávio Kayatt, como vice-presidente; e como corregedor-geral o conselheiro Ronaldo Chadid. O Procurador de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Junior, por sua vez, tomou posse no cargo de Procurador-Geral do MPC (Ministério Público de Contas).
Compondo a mesa da sessão especial do Pleno, também estiveram os Conselheiros, Osmar Jeronymo (Ouvidor do TCE), Marcio Monteiro e Jerson Domingos.
Reconhecimento
A vice-governadora Rose Modesto, representando o governador Reinaldo Azambuja, fez uso da palavra e ressaltou a importância da Corte de Contas para o governo do Estado e para os gestores públicos com um todo, uma vez que o TCE tem realizado um trabalho intenso na aproximação com os demais poderes no sentido de não somente punir, mas também, de criar uma relação preventiva para uma melhor eficácia das políticas públicas.
“Quando há essa harmonia e esse diálogo entre as instituições, é muito importante. Temos a certeza que o tipo de gestão e trabalho que o conselheiro Waldir Neves desenvolveu com os demais conselheiros e jurisdicionados, o presidente Iran Coelho das Neves dará continuidade, pelas condições técnicas que o atribuem, mas, acima de tudo, pela sensibilidade de homem público que ele também tem”, discursou Rose.
O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, parabenizou a gestão do conselheiro Waldir Neves e os avanços obtidos e pelas conquistas do TCE-MS em favor da sociedade sul-mato-grossense e destacou a capacidade técnica do presidente Iran Coelho das Neves.
“Nós estamos aqui para dizer que é um acerto para o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, alguém que detém conhecimento técnico e, com certeza, contribuirá muito para o aperfeiçoamento da gestão pública no Estado”, pontuou Mochi.
Em sua fala, o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Paulo Passos, ressaltou sobre a atuação íntegra, correta, leal e transparente do presidente Waldir Neves nos anos em que esteve à frente do TCE-MS. Destacou que o relacionamento institucional entre ambos os órgãos foi fantástico e ajudou a Corte de Contas a alcançar um patamar de cidadania e dignidade do povo do Estado.
“Em nome do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, quero reconhecer a importância, o avanço e a coragem dessa Corte de Contas, e, ao mesmo tempo, parabenizar o Conselheiro Iran e todos os que foram empossados aqui hoje; tenho certeza de que irão continuar a trajetória desta Corte de Contas, que dignifica o povo sul-mato-grossense”, pontuou o procurador-geral de Justiça.
O prefeito de Campo Grande, Marcos Marcelo Trad, destacou a capacidade e integridade do novo presidente do TCE-MS. “Um homem que tem todos os antecedentes irretocáveis, com competência técnica, extremamente qualificado, visto que ingressou através de concurso público”.
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, desembargador Divoncir Schreiner Maran, as expectativas para a gestão do novo presidente do TCE-MS, biênio 2019/2020, são as melhores possíveis. “O presidente Iran Coelho das Neves congrega todos os atributos que o capacitam para o importante cargo e sua experiência com mais de 35 anos de Tribunal de Contas, temos a certeza de uma ótima e excelente gestão”.
Em seu discurso de despedida da presidência, o conselheiro Waldir Neves, ressaltou o sentimento do dever cumprido e do planejamento estratégico que sua gestão seguiu fielmente, com a ajuda e contribuição dos conselheiros.
“A minha fala hoje é apenas de agradecimento à equipe que nós tivemos o privilégio de escolher e que sempre digo: que um gestor tem que ser um ‘clínico geral’ e se cercar de especialistas; avançamos e tivemos sucesso porque houve o comprometimento de todos, ninguém faz nada sozinho, fizemos tudo em equipe”. Disse. “Saio daqui feliz, de alma lavada, porque tenho a convicção de que tudo o que fizemos aqui o novo presidente, Iran Coelho das Neves vai dar continuidade porque foi feito com base em um planejamento estratégico, e a sequencia é natural por que é uma coisa coletiva, construída por todos nós”, complementou.
“Gestão Descentralizada”
Lembrando do discurso feito quando foi eleito presidente no Pleno realizado no dia 3 de outubro de 2018, Iran Coelho das Neves destacou que a marca de sua gestão será a “Gestão Descentralizada”. Ele ressaltou que o modelo de administração adotado pelo conselheiro Waldir Neves, anteriormente, deu um ritmo acelerado de modernização e aperfeiçoamento à Corte de Contas.
“Não será fácil manter esse ritmo do conselheiro Waldir, pois o mesmo promoveu uma revolução positiva no modo de administrar aqui no Tribunal de Contas, mas para dar continuidade sei que poderei contar muito com o empenho e colaboração dele e de todos os demais Conselheiros”. Iran Coelho das Neves ainda destacou que “Waldir Neves sempre teve como slogan a gestão compartilhada, como a marca de sua administração, já o slogan de nosso biênio 2019/2020 será a Gestão Descentralizada, onde todos terão um papel preponderante em nossa administração”.
O novo presidente do TCE-MS é Bacharel em Ciências Econômicas desde 1977 e bacharel em Direito desde 1987 pela Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso).
Na iniciativa privada, acumula experiências no Escritório Contábil Mato Grosso/Dourados de 1967 a 1973, onde exerceu diversas atividades de natureza escritural, fiscal e contábil, finalizando como encarregado geral do escritório. Na Discar S/A, Concessionária de Automóveis/Campo Grande, de Janeiro a Dezembro de 1974, trabalhou como encarregado geral do setor contábil e financeiro. Na Camave S/A, Concessionária CBT/Campo Grande, de 1975 a 1977, exerceu atividades de natureza contábil na matriz, gerente geral da filial de Aquidauana e foi chefe do setor financeiro. Na empresa KARTRO S/A, Importadora e Exportadora/Campo Grande, em 1988, atuou como gerente geral da filial de Mato Grosso do Sul.
No serviço público atuou como membro da Comissão Patrimonial do Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi encarregado-geral do levantamento patrimonial da Grande Dourados, promovendo treinamento e seleção de pessoal. Na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul foi o chefe-geral do setor Financeiro, participando da equipe de implantação das atividades orçamentária financeira, contábil e patrimonial do Comando Geral da Policia Militar e do Detran. Na Secretaria de Comunicação Social de Mato Grosso do Sul foi membro da equipe de implantação e criação da Secretaria. Foi Inspetor-Geral de Finanças, Diretor-Geral de Administração e Chefe de Gabinete do Secretário.
No TCE-MS foi membro da equipe de implantação das atividades Técnicas e Fiscalizadora, atuando na elaboração de Manuais de Normas Técnicas e cursos de treinamento para os primeiros técnicos do Tribunal. Nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor-Chefe da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas, período em que desenvolveu e coordenou diversos cursos seminários e treinamentos, não só para os funcionários do TCE como, também, aos técnicos dos órgãos jurisdicionados. Nomeado por meio de concurso público para exercer o cargo efetivo de Técnico de Inspeção e Controle, permaneceu na chefia da Assessoria Técnica. Foi nomeado, também por concurso, para exercer o cargo efetivo de Perito de Auditoria e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica.
Nomeado para exercer o cargo em comissão de Diretor do DAFO (Departamento de Auditoria Financeira e Orçamentária), onde coordenou e dirigiu todas as ações da atividade fim do Tribunal de Contas, (Fiscalização Orçamentária, Financeira e Patrimonial) elaboração de normas técnicas, treinamentos, cursos e seminários para os funcionários e órgãos jurisdicionados, atualizando-os às novas exigências das legislações pertinentes. Nomeado através de concurso público de provas e títulos para exercer o cargo vitalício de Auditor do Corpo Especial Tribunal de Contas, onde exerceu as atividades constitucionais do cargo na elaboração de estudos e pareceres indispensáveis à atividade fim do Tribunal de Contas e, ainda, nos impedimentos, férias, vacâncias e licenças, a função de Conselheiro Substituto, onde desenvolve atividades de apreciação e julgamentos dos responsáveis pela gestão dos bens e recursos públicos.
Designado como Auditor Coordenador do Corpo Especial, onde administra todas as atividades inerentes às funções desenvolvidas pelos senhores Auditores. Nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas em Julho de 2009. Exerceu a Vice-Presidência no Biênio 2011/2012. Corregedor-Geral no biênio 2015/2016 e no biênio 2017/2018.
(Da assessoria)