A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul retomou no dia 19 de junho o atendimento com coleta de dados biométricos em todas as zonas eleitorais do Estado. Sem filas, o cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, vem sendo retomado gradualmente pelo Tribunal Regional Eleitoral de olho nas eleições municipais.
De acordo com dados do TRE/MS, cerca de 1.6 milhão de eleitores no Estado já realizaram o cadastramento biométrico. Porém, 406 mil eleitores (cerca de 20% do total) ainda precisam realizar o procedimento, necessário para a nova geração de urnas e que garante mais segurança no processo eleitoral.
O cadastramento biométrico consiste em coletar as digitais de todos os dedos das mãos, uma assinatura e fazer um registro fotográfico do eleitor. Todos os cartórios eleitorais realizam o cadastro biométrico. O procedimento pode ser feito de modo presencial ou virtual, sendo, nesse último caso, necessário o posterior comparecimento ao cartório eleitoral/posto de atendimento para a referida coleta.
Saiba mais detalhes na reportagem de Nádia Nicolau ao Jornal da Educativa: