plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 06:12

‘Trajetória da música do MS’: músicos criam projeto para reviver grandes sucessos

As já conhecidas vozes de Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira se aliaram ao talento dos jovens Renan Nonato e Ju Souc para recriar grandes sucessos que embalaram a história de Mato Grosso do Sul e ajudaram a construir a identidade cultural do nosso Estado.

Jerry Espíndola
Jerry Espíndola

Com o projeto ‘Trajetória da Música do MS’ o grupo percorre o estado em apresentações nas escolas para contar um pouco dessa história as crianças e adolescentes, com objetivo de formar novos públicos e não deixar a música de raiz morrer. Nesta quarta-feira (7) foi a vez dos alunos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes em Bonito, curtir um pouco da banda.

“Desde o ano 2000 venho fazendo projetos em escolas, porque é uma chance da gente formar um público para a nossa música, já que ela é mais difícil de chegar até eles, porque não está tocando em rádio, não aparece na tevê e não têm muitos projetos, opções de show. Então você ir para dentro da escola e ter o contato direto com esses jovens e crianças é muito importante para nossa identidade cultural, porque é o momento certo deles assimilarem que existe essa cultura”, detalha Jerry Espíndola.

Rodrigo Teixeira
Rodrigo Teixeira

O projeto também é um ‘preparativo’ para os 40 anos de Mato Grosso do Sul. “A gente teve a ideia de contar a história da música do Estado, desde a Chalana, que foi feita pelo Mário Zan, passando pela Délio e Delinha que começaram a mudar tudo, passando pelo Almir, Geraldo, Tetê e chegando a galera mais nova”, acrescenta o músico.

A única menina entre eles, Ju Souc conta como a experiência tem sido enriquecedora e fundamental para seu crescimento profissional. Segundo ela, a oportunidade de conviver com músicos como Jarry e Rodrigo é uma chance de conhecer também outros artistas renomados que já não estão presentes. “Eu só aprendo e conheço melhor a história da música, de verdade, como ela foi. Porque como muitos deles já conviveram com músicos renomados que eu não tive a oportunidade de conhecer. Além de eu conhecer músicas que eu nunca ouvi e que fizeram história”, explica.

Ju Souc
Ju Souc

Ju também destacou a importância de levar o projeto para dentro das escolas, lembrando que a tecnologia e grande quantidade de informações as quais os jovens são expostos, acabam ‘sufocando’ as tradições, que podem ser perder facilmente em meio a tanta novidade. “É muito importante resgatar isso, pelo menos deixar vivo, permanecer viva a história da música, que é muito rica”, afirma.

Renan Nonato
Renan Nonato

Durante o show, de quase uma hora, cada música foi apresentada, destacando compositores, cantores e ano de criação. A primeira arrancar aplausos do público foi Chalana, seguida de O Sol e a Lua e o famoso Trem do Pantanal. O grupo ainda cantou músicas autorais, de alguns artistas que estão ganhando espaço agora, como a própria Ju Souc e sucessos contemporâneos como ‘Chora Me liga’ de João Bosco e Vinicius.

As próximas apresentações serão escolas de Campo Grande, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, marcando o encerramento do ano letivo.

Confira a releitura da música “Vida Cigana” de Geraldo Espíndola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *