plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 21:57

Tradicional Banho de São João Pantaneiro é reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil

O tradicional Banho de São João realizado nas cidades de Corumbá e Ladário (MS) recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil ( Decreto 3.551/2000). O processo de reconhecimento da festa pantaneira, que começou em 2012 por iniciativa da Prefeitura de Corumbá, foi anunciado  pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A celebração junina tem cortejo de andores e batismo de São João nas águas do rio Paraguai. Na noite do santo as pessoas vão para as ruas do Porto Geral (Corumbá). A descida da ladeira se transforma num ritual secular que inclui passar por baixo dos andores, caminhar descalço e banhar as dezenas de imagens conduzidas pelas famílias até as margens do Paraguai. Uma queima de fogos ilumina os céus de Corumbá para anunciar a chegada do dia do santo que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo.

Para o assessor da Fundação de Cultura de Corumbá, Sandro Assef, o reconhecimento nacional do Banho de São João  agrega  “a responsabilidade de manter viva a tradição para as próximas gerações”.

Assista ao vídeo no Informe da TV Educativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *