Lançado na última quarta (29 de junho) pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o programa “Nasce uma Família” pretende aproximar pais de crianças aptas a adoção em todo o Estado. Segundo dados atualizados da Corte, 66 crianças ainda estão sem perspectivas de um lar.
Existem em Mato Grosso do Sul 116 crianças e adolescentes aptos para adoção. Contudo, apenas 50 deles têm pretendentes interessados, pois quem se habilita, em sua maioria, prefere crianças brancas, sem irmão, sem deficiências e bebês com até dois anos.
A finalidade do programa é regulamentar, estimular, coordenar, facilitar e padronizar a realização de busca ativa em casos que já se esgotaram as tentativas de localizar um pretendente cadastrado no SNA e a criança ou adolescente permanece indefinidamente em uma instituição de acolhimento.
Na prática, o programa consiste em disponibilizar no portal do TJMS (www.tjms.jus.br) e em outras mídias a divulgação de informações de crianças e adolescentes aptos à adoção e que não possuam pretendentes habilitados com o perfil correspondente no SNA.
Saiba mais sobre a busca ativa de pais na reportagem especial de Daniela Nahas ao MS no Rádio: