19 de abril de 2024 - 14:26

Termina dia 31 inscrição para produção de conteúdos destinados às TVs públicas

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) encerra no dia 31, quinta-feira, as inscrições para cinco Chamadas Públicas regionais da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, do Programa Brasil de Todas as Telas.

No ano passado foram destinados R$ 60 milhões para todas as regiões brasileiras. Em Mato Grosso do Sul, o Fundo Setorial de Audiovisual investiu R$ 2.001.754,00 em dois documentários.

Nessa segunda chamada serão investidos o mesmo valor (R$ 60 milhões) que deve resultar em 250 horas de programação inédita para quase 200 canais segmentos comunitário, universitário e educativo e cultural.

CONFIRA O EDITAL PARA MS E DEMAIS ESTADOS DO CENTRO OESTE

Os editais cumprem o cronograma previsto pelo Calendário de Financiamento da Ancine.

Com o objetivo de regionalizar a produção de conteúdos audiovisuais independentes, os editais são divididos pelas cinco regiões do País disponibilizando R$ 12 milhões para cada. Este ano o edital da Região Sudeste será fracionado entre RJ/SP e MG/ES, destinando metade do valor para cada parte. Compostos majoritariamente por obras seriadas, os cinco editais fomentarão a produção de 56 obras – 26 destinadas ao público adulto, 10 ao público jovem e 20 ao público infantil – totalizando mais de 200 horas de programação.

2
Seminário em dezembro do ano passado definiu critérios para a produção de conteúdos

Os perfis de programação foram definidos a partir das propostas levantadas durante o Seminário de Programação da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, que aconteceu na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro.

Os editais desta linha são operados por meio de uma parceria entre a Ancine, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a EBC, e contam com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).

A primeira Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas teve adesão de todas as regiões do País e número recorde de inscrições. Os cinco editais resultaram na participação de 26 unidades federativas e 768 propostas inscritas – maior número já alcançado por uma linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Do total de propostas inscritas, 94 foram selecionadas, contemplando 83 empresas brasileiras independentes.

Já em fase de produção, os projetos contemplados na primeira Chamada Pública da Linha começarão a ser exibidos a partir do segundo semestre deste ano. São aproximadamente 250 horas de programação inédita para cerca de 200 canais de programação do campo público de televisão.